Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Goiânia são premiados por participação em olimpíadas
Competições

Estudantes do Câmpus Goiânia são premiados por participação em olimpíadas

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 14h49 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h35

38 competidores receberam medalhas e certificados

Nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, foi realizada, na Cinemateca do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, a premiação de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que participaram de olimpíadas diversas nas áreas de Matemática, Astronomia, História, Robótica, Meio Ambiente e Informática no ano de 2022. O evento contou com a participação de gestores e servidores vinculados às áreas contempladas pelas competições. Na ocasião, 38 estudantes receberam medalhas e certificados.

Segundo o professor Rogério da Silva Cavalcante, que coordena a participação de alunos do câmpus em olimpíadas de matemática, as inscrições dos alunos são realizadas seguindo o regulamento específico de cada olimpíada. “Dependendo do regulamento, as inscrições são feitas por escola. Por exemplo, na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, eu inscrevo o Câmpus Goiânia, e a partir disso, qualquer aluno que queira fazer essa olimpíada, é só me procurar, pois é a gente que imprime e aplica as provas na própria escola. No caso da OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a inscrição também é por escola, e a gente inscreve todos os alunos”, explicou. O professor pontuou ainda que todos os alunos devem ter essa experiência, porque as olimpíadas trazem questões que exploram a criatividade e o raciocínio lógico e incentivam os alunos a terem um olhar diferente para a matemática.

Os estudantes Enzo Morato e Pedro Cézar ao lado da diretora Adriana e do professor Fábio Marques

A professora Adriana dos Reis Ferreira, diretora do Câmpus Goiânia, parabenizou os alunos e também destacou a importância da participação nas Olimpíadas. “Essa premiação, para nós na instituição, faz parte de um projeto integrador. Ele integra várias áreas do conhecimento e vários professores”. A diretora agradeceu os professores responsáveis pela inscrição e acompanhamento dos alunos nas olimpíadas pelo empenho, afirmando que o resultado é reflexo de todo o trabalho feito no IFG. De acordo com ela, a valorização de uma profissão leva em consideração tudo que é feito ao longo da vida, e a participação em olimpíadas leva os alunos a estarem à frente daqueles que nunca participaram. Ela afirmou que algumas universidades já têm processos seletivos específicos para participantes de olimpíadas, e que há um reconhecimento da importância delas e de que seus participantes são alunos diferenciados.

O aluno do curso técnico em Eletrônica Enzo Morato de Assis Machado, que recebeu 4 medalhas em Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Robótica, afirmou que participa das olimpíadas desde o sexto ano. Segundo ele, é uma experiência muito boa, pois as provas representam um desafio muito maior do que há nas aulas e provas cotidianas da escola, “e isso estimula a querer ir pra frente, estudar e se desenvolver”, destacou. O aluno também pontuou sobre a amizade feita com competidores de outras instituições, e lembrou de destacar o quanto os professores apoiam e incentivam antes e durante as olimpíadas.

Confira fotos da premiação no álbum do Facebook

As premiações dizem respeito às seguintes olimpíadas:

• Olimpíada Brasileira de Astronomia
  • Olimpíada Goiana de Astronomia