Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicados editais para reingresso e transferência nos cursos técnicos integrados, EJA e Subsequentes
SELEÇÃO

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 14h26 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h01

Inscrições serão realizadas entre os dias 16 de janeiro até 12 de fevereiro de 2023

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) divulgou edital para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, incluindo os da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), e técnicos subsequentes interessados em solicitar transferência e também para aqueles que perderam o vínculo com a instituição e desejam retomar seus estudos. As inscrições para ambos processos seletivos iniciam no dia 16 de janeiro, pela página Estude no IFG.

Os processos seletivos são referentes ao ingresso dos candidatos aprovados nos cursos no primeiro semestre de 2023.

Transferência

A seleção visa permitir a transferência de curso e/ou câmpus de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, dos cursos técnicos EJA e dos cursos técnicos subsequentes que estejam regularmente matriculados no câmpus ou oriundos de outras instituições de ensino, desde que pertencente à educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. De acordo com o Edital 30/2022, será permitida a transferência de alunos de outras instituições que não sejam do sistema público de ensino, exclusivamente para cursos na modalidade subsequente, respeitando a ordem de prioridade estabelecida no edital.

São 18 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio; três vagas para o curso técnico integrado na modalidade EJA em Cozinha; e 10 vagas para os cursos técnicos subsequentes, distribuídas da seguinte forma:

Câmpus

Matriz Curricular Vigente

Vagas Transferência

Goiânia

Edificações

Eletrônica

Instrumento Musical

Cozinha

EJA

Agrimensura

2021/1

5

Os interessados devem realizar suas inscrições entre os dias 16 de janeiro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023 pela página Estude no IFG, clicando em Reingresso e Mudança de Curso – Edital 30/2022 – Transferência nos cursos técnicos integrados, EJA e subsequente 2023/1 – Câmpus Goiânia. Para tanto, é preciso anexar o requerimento de inscrição preenchido e a documentação constante no item 7 do edital.

A seleção será realizada em uma única etapa e consistirá: na análise do tempo para integralização do curso; análise da instituição de origem para aplicação da ordem de prioridade; análise do coeficiente de rendimento do aluno; análise do histórico escolar para estabelecer a correlação das disciplinas cursadas; teste de aptidão musical, apenas para os candidatos ao curso técnico em Instrumento Musical.

De acordo com informações do edital, considera-se transferência interna a possibilidade de um estudante regular do IFG optar por outro curso técnico de nível médio, dentro do mesmo nível e modalidade, no âmbito da Instituição. Transferência externa diz respeito a discentes de outras instituições de ensino ingressarem no IFG para dar continuidade aos seus estudos, dentro do mesmo nível e modalidade, desde que a instituição de origem oferte cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio.

Reingresso

O processo seletivo é destinado a discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, incluindo na modalidade educação de jovens e adultos, e técnicos subsequentes que perderam o vínculo com a instituição e que atendam às condições estabelecidas nas Resoluções do Consup nº 108/2021 e na Instrução Normativa PROEN nº 3/2022.

Ao todo, são disponibilizadas 55 vagas para reingressar nos cursos conforme o quadro abaixo:

Câmpus

Mecânica

2016/1

5

As inscrições também devem ser feitas os dias 16 de janeiro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023, pela página Estude no IFG, clicando em Reingresso e Mudança de curso – reingresso nos cursos técnicos integrados, EJA e subsequentes – Câmpus Goiânia 2023/1. Para se candidatar a uma das vagas, é preciso preencher o requerimento de inscrição e enviar a documentação exigida no item 7 do Edital nº 31/2022.

A seleção levará em consideração a análise do tempo para integralização do curso e análise do coeficiente de rendimento do aluno.

Cronograma

Os dois processos seletivos possuem cronogramas semelhantes. A divulgação preliminar da análise da documentação dos processos se reingresso e transferência está prevista para o dia 23 de fevereiro de 2023, com prazo de recurso no dia 24 de fevereiro. A publicação do resultado final das seleções será realizada até o dia 27 de fevereiro. Os aprovados em primeira chamada deverão realizar as matrículas entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março. Havendo vagas ociosas, a segunda chamada de matrículas será publicada até o dia 13 de março, com prazo para efetivação das matrículas entre os dias 14 a 16 de março. Há ainda previsão para uma terceira chamada no até o dia 20 de março, persistindo vagas não preenchidas nas chamadas anteriores, com prazo para matrícula no dia 24 de março.

Confira os editais:

Transferência nos cursos técnicos integrados, EJA e subsequentes do Câmpus Goiâna 2023/1
• Reingresso nos cursos técnicos integrados, EJA e subsequentes do Câmpus Goiânia 2023/1.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia