Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de colação de grau reúne 34 formandos no Teatro do Câmpus Goiânia
FORMATURA

Solenidade de colação de grau reúne 34 formandos no Teatro do Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 14h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 10h04

Evento será realizado também nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, quando outros 37 concluintes participarão da festividade

Evento foi realizado no Teatro do IFG, que tem capacidade para 300 convidados. Por isso, outra cerimônia será realizada no dia 20 para contemplar familiares e amigos de outros 37 formandos nos cursos de Licenciaturas e do Bacharelado em Química

A primeira cerimônia de colação de grau dos formandos dos cursos superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), após o período de ensino remoto adotado devido à pandemia de Covid-19, foi realizada na noite dessa segunda-feira, 19 de dezembro, no Teatro da Instituição. Devido ao espaço, que abriga 300 pessoas, o evento será dividido em dois momentos, sendo que 34 concluintes participaram na noite de hoje e outros 37 no dia 20 de dezembro, às 20 horas. Vale destacar que o Câmpus Goiânia realizou uma cerimônia simbólica, em julho desse ano, que reuniu formandos que haviam colado grau de forma administrativa durante o período de suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia.

Nesta segunda-feira, a solenidade foi dedicada aos formandos nos cursos de Tecnologia em Agrimensura e dos bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transportes e do Bacharelado em Sistemas de Informação.

Guilherme Alves leu o juramento em nome das turmas na solenidade do dia 19 de dezembro

Guilherme Augusto Alves, do curso de Engenharia de Controle e Automação, proferiu o juramento durante a solenidade. Receberam a outorga de grau em nome das turmas Paula Barros de Oliveira, do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e Ariel Ângelo Guiliane Mendes de Almeida, da Engenharia de Controle e Automação.

Fabiana Luiza e Sousa, do curso de Engenharia de Controle e Automação, levou os formandos às reflexão. “As mudanças pelas quais passamos em nossas vidas refletem profundamente quem somos. Mudanças. Nós fomos, durante todo o período de faculdade, um grande quebra-cabeça e cada peça representa uma pequena mudança. Não foi fácil. Nenhuma mudança é confortável, afinal, de contas o período de maior ganho de conhecimento e experiência é o período mais difícil na vida de alguém. O que mudou em nós nos últimos anos?”.

A formanda no curso de Engenharia de Controle e Automação, Fabiana Luiza, tratou sobre as constantes mudanças pelas quais passaram até chegar à conclusão dos cursos em seu discurso

A professora Fabiane Costa Oliveira, diretora substituta do Câmpus Goiania, enfatizou seu entusiasmo durante a solenidade principalmente por marcar o retorno das colações de grau na Instituição. “Esta é a primeira colação solene a ser realizada após o período de distanciamento social ao qual a pandemia mundial decorrente da Covid-19 nos impôs”.

A docente parabenizou os formandos e lembrou “o ato da noite de hoje coroa o fim de uma jornada e o início de outra. Nesta noite, as/os formandos aqui presentes deixam o chão da escola como estudantes para se tornarem profissionais nas epistemes que escolheram para se diplomarem. Esta instituição é construída sob o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, sob o compromisso com a formação integral do cidadão, como os direitos humanos, com a justiça social, com a equidade, com a diversidade, com a ética. Assim, entregamos nesta noite para a sociedade, para o mundo do trabalho, profissionais emancipados e com senso de responsabilidade político-social. Que o processo formativo realizado nesta instituição os leve à construção de um mundo mais democrático, diverso, igualitário, em que não haja espaço pra a injustiça social e discriminação de toda ordem”.

Paula Barros de Oliveira e Ariel Ângelo Guiliane Mendes de Almeida durante outorga de grau

O reitor substituto, professor José Carlos Barros Silva, reforçou o discurso da professora Fabiane. “Hoje estamos apresentando à sociedade pessoas com conhecimentos da área específica à qual se dedicaram, mas mais que isso, com condições de transformar os padrões e modelos existentes no mundo do trabalho. Vocês saem da instituição não apenas com conhecimento teórico, mas também, tenho certeza, apresentam para o eficiente desempenho de suas funções, conhecimentos novos e atualizados.”

Além da reitora do IFG e da diretora substituta do Câmpus Goiânia, compuseram a mesa diretiva do evento os chefes de departamento das áreas acadêmicas 2, 3 e 4, os professores Alexandre Silva Duarte, Wesley Pimenta de Menezes e Vinícius Carvalhaes, e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, Erika Regina Leal de Freitas.

Amanhã, dia 20 de dezembro, será realizada a segunda parte da solenidade de colação de grau para os formandos dos cursos: Bacharelado em Química e das Licenciaturas em Física, História, Letras/Língua Portuguesa, Matemática e Música.

Confira as imagens da cerimônia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.