Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Está aberto o prazo para renovação, reabertura ou trancamento de matrícula dos veteranos
MATRÍCULAS

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h14 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 07h38

As datas foram divulgadas no final do ano passado e constam no Calendário Acadêmico do Câmpus Goiânia

Os estudantes veteranos de cursos técnicos e superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) já podem consultar os prazos e procedimentos para a renovação, reabertura e trancamento de matrículas para o primeiro semestre de 2023. Nas orientações divulgadas pela Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE) também consta o período para as escolhas das disciplinas, que devem ser feitas somente para alunos de cursos superiores.

O período de renovação de matrícula vai de 1º a 17 de fevereiro de 2023 e vale para todos os estudantes do câmpus – a renovação é realizada diretamente no sistema Q-Acadêmico. Também de 1º a 17 de fevereiro é o prazo para os estudantes que estão com matrícula trancada solicitarem a reabertura de matrícula, que deve ser feita via pedido no protocolo. Já os alunos que desejam trancar a matrícula devem abrir processo no protocolo, no período de 1º de fevereiro a 10 de março. Os processos no Setor de Protocolo do câmpus podem ser realizados presencialmente, das 7h às 19h, ou por e-mail: protocolo.goiania@ifg.edu.br .

Os estudantes dos cursos superiores possuem uma etapa extra no processo de matrícula, que é escolher as disciplinas que serão cursadas no semestre. Para as escolhas, os alunos devem observar a grade curricular do curso, pré-requisitos e equivalências das disciplinas (conferir informações no guia de cursos). Confira o cronograma para escolha das disciplinas:

1ª Etapa – curso de origem: 13/02 a 15/02;
2ª Etapa – curso de origem: 16/02 a 23/02;
3ª Etapa – curso de origem e equivalentes: 24/02 a 26/02;
4ª Etapa – curso de origem e equivalentes: 27/02 a 02/03;
5ª Etapa – curso de origem e equivalentes: 03/03 a 05/03;
6ª Etapa – curso de origem e equivalentes: 06/03 a 11/03.

A GAAAE adverte aos estudantes que fiquem atentos às etapas de pedidos de disciplinas, pois a matrícula somente será efetivamente renovada quando o estudante for aceito, no mínimo, em uma disciplina solicitada. A cada etapa, o discente deverá verificar se seu nome foi inserido em algum diário. Por exemplo, se ao final da 1º etapa de matrícula, o aluno não obtiver nenhum pedido confirmado, isso indica que ele não foi aceito na disciplina pretendida. A orientação, neste caso, é que o aluno faça novamente seus pedidos de disciplinas conforme disponibilidade em cada etapa de renovação.

O comunicado expedido pela gerência também alerta sobre as condições em que os estudantes passam a ser considerados como evadidos dos cursos.

Confira a comunicado da GAAAE

Acesse o Calendário Acadêmico do Câmpus Goiânia