Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Oficina ensinará produção de foguete utilizando garrafa pet

Oficina ensinará produção de foguete utilizando garrafa pet

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h13 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 11h29

Atividade é voltada a discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que devem realizar inscrição online para participar

Para participar, é preciso se inscrever e garantir o material necessário para a produção do foguete

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG Câmpus Goiânia que têm curiosidade sobre Engenharia Aeroespacial já podem se inscrever para a Oficina: Foguete de Garrafa Pet. A competição será realizada no dia 6 de maio, das 14h às 18 horas, no câmpus. São 30 vagas disponíveis distribuídas entre 10 equipes de três alunos. As 10 primeiras equipes inscritas participarão da atividade.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online. Discentes menores de idade deverão baixar o termo de autorização de pais ou responsáveis e anexá-lo à inscrição. Os participantes serão comunicados sobre a confirmação da inscrição pelo número de Whatsapp, que deverá ser informado no formulário.

A oficina, bem como a seleção das equipes são de responsabilidade da equipe de foguete modelismo do Câmpus Goiânia, a SkyRocket Team, formada por estudantes dos cursos de graduação: licenciaturas em Física e Matemática e bacharelados em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação.

Além da inscrição, os participantes devem garantir também o material necessário para a produção do foguete: 2 garrafas pet de Fanta (2 litros); cola de cano pvc; 2 metros de cano pvc (20mm); fita veda rosca; 2 joelhos de cano; 2 tampas de boca de cano (tampão); 1 adaptador T de cano; 1 pasta grossa de folha; 1 bico de pneu (com arruela); 1 pedaço de câmara de ar velha; 1 fita isolante.

De acordo com o professor Vinícius Carvalhaes, orientador da SkyRocket Team, o intuito da oficina é ensinar os estudantes do ensino médio a produzirem um foguete utilizando material acessível, como a garrafa pet, que terá propulsão por meio de pressão com uma bomba de ar. Durante a atividade, não será utilizado qualquer componente químico considerado perigoso ou que ofereça risco. Ainda segundo o professor, a atividade promoverá conceitos de Física e de Engenharias, incluindo a Aeroespacial.

Para mais informações, o contato da SkyRocket Team é @teamskyrocket ou 63 99105-5679.

Oficina: Foguete de Garrafa Pet
Data: 6 de maio
Local: Câmpus Goiânia
Inscrições pelo formulário