Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 12º Festival Gastronômico inicia com reinauguração do Laboratório Gastronômico

12º Festival Gastronômico inicia com reinauguração do Laboratório Gastronômico

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h05 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 10h01

Estudantes e professores da área de Gastronomia, Turismo e Hospitalidade participaram do evento, que também contou com a presença de servidores da instituição

Diretor de Administração, Paulo Cezar Pereira; Gerente de Administração e Manutenção, Thermutis de Melo e Araújo; a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis; coordenadora do projeto de extensão Saberes e Sabores, Gisélia Lima e a professora Rebeca Rubin durante reinauguração do Laboratório Gastronômico

Começou nesta terça-feira, 20 de junho, a 12ª edição do Festival Gastronômico do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A programação foi aberta com a reinauguração do Laboratório Gastronômico, local de práticas para os alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Cozinha, ofertado na modalidade educação de jovens e adultos, além de projetos de extensão na área de Cozinha, Turismo e Hospitalidade. O evento segue até o dia 24 de junho, com aulas show, competição de chefs, feira de alimentos e muito mais.

Estiveram presentes na abertura do festival a diretora-geral do câmpus, professora Adriana dos Reis Ferreira, e a comissão organizadora do evento: professora Rebeca Rubim, coordenadora do curso técnico integrado em Cozinha; professora Gleice Sousa, coordenadora de Eventos; e professor Alcyr Viana; além da coordenadora do projeto Saberes e Sabores, professora Gisélia Lima Carvalho, de docentes do curso técnico em Cozinha e do Bacharelado em Turismo e dos servidores da Diretoria de Administração, Paulo Cezar Pereira, e da Gerência de Administração e Manutenção, Thermutis de Melo e Araujo e Vanderli Alves do Prado.

Rebeca Rubin lembrou a história do Laboratório Gastronômico, que iniciou na década de 1980 e servia como uma cantina para os alunos da instituição na época. Com o passar do tempo o espaço foi sendo utilizado pelos cursos da área de hospitalidade até chegar ao Laboratório que é hoje. “Tinha o desejo de deixar o laboratório mais parecido com uma estrutura de uma cozinha profissional, para mostrar para os nossos alunos como essa dinâmica acontecia”, comentou. A adaptação veio agora, após reforma realizada com recursos garantidos por meio de edital da empresa Cargill, no qual o projeto de extensão do Câmpus Goiânia, o Saberes e Sabores, foi contemplado. O montante foi utilizado para realizar toda a parte de exaustão do laboratório e contou também com verba própria do câmpus.

Alunas do curso de Cozinha e do projeto de extensão Saberes e Sabores expõem suas produções no ramo alimentício durante o evento

Além da reinauguração do Laboratório Gastronômico, o primeiro dia de festival contou com a participação das alunas do curso de extensão Saberes e sabores: habilidades básicas de preparo e venda de alimentos. Elas expuseram suas produções de alimentos na feira que estará aberta ao público durante o festival. A ação é uma oportunidade das estudantes colocarem em prática o que é aprendido durante o curso, que é realizado por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Goiânia, responsável por selecionar as participantes para a ação de extensão.

O Festival Gastronômico ainda terá, no dia 21, a competição de cozinha profissional da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha – Goiás (Abrachefs), que tem o objetivo de mobilizar os profissionais do setor a valorizarem o uso de insumos regionais, respeitando e preservando a biodiversidade, história, cultura, turismo e economia local por meio da gastronomia.

Esse ano, os preparos com carne suína serão destaque durante o Festival, que recebe apoio da Associação Goiana de Suinocultura, entidade doadora dos insumos que serão utilizados durante o evento, incluindo o Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec-GO) e do Food Group Bonfrigo e Frigosuíno. A Abrachefs também é uma das apoiadoras do evento que contará também com as aulas show: “costelinha suína no velouté de tucupi com farofa chicória e arroz de jambu”, com a chef paraense Vanja Rodrigues; possibilidades de trabalhar carne suína na culinária, com o chef André Rabelo, de Brasília; “Mineirice Carioca”, com o chef Pedro Alex; e “Paralelo 14 e seus sabores: do Cerrado a Machu Picchu”, com o professor Alcyr Viana e o egresso do curso técnico em Cozinha e vencedor do Dólmã de Gastronomia 2022, Paulo Henrique da Silva. A programação do Festival Gastronômico termina no dia 24 com harmonização de coqueteis com comida de boteco à base de carne suína, com a chef Amanda Magalhães e com a professora Gleice Sousa, que criará coqueteis para serem degustados com os pratos elaborados pela chef.

Abertura contou com apresentação do Grupo de Choro do Câmpus Goiânia

O evento tem como objetivo apresentar a produção gastronômica feita por estudantes e professores do curso técnico integrado em Cozinha e de ações de extensão promovidos pela área, como o curso “Saberes e sabores: habilidades básicas de preparo e venda de alimentos”.

Confira a programação completa.

Inscreva-se para participar das demais atividades.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia