Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Miniempresa do Câmpus Goiânia aposta em material reciclável para produzir carteiras
EMPREENDEDORISMO

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 15h21 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 10h01

Eco Wallet S.A/E é composta por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Programa estimula jovens a desenvolverem práticas empreendedoras ainda no ensino médio

Caixas de leite viram carteiras estilosas e bem elaboradas pelas mãos dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que integram a Miniempresa Eco Wallet S.A/E, que representa o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás este ano no programa da Junior Achievement. A equipe, formada por 15 discentes, está na reta final da produção das 30 small cases que serão comercializadas durante a Feira do Programa Miniempresa, a ser realizada no sábado, dia 24 de junho, no Buriti Shopping.

A produção da Eco Wallet S.A/E estará na Feira do Miniempresa, dia 24/06, a partir das 10h, o Buriti Shopping

O Câmpus Goiânia já possui tradição nas competições do programa da Junior Achievemente que é coordenado, no âmbito institucional, pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex). O objetivo da iniciativa é incentivar estudantes de nível médio a constituírem uma empresa. Na competição, os alunos são responsáveis por pensar toda a organização empresarial, o produto a ser comercializado, seus fornecedores, táticas de venda, entre outros. Para isso, os estudantes contam com mentorias e apoio da Junior Achievement, que é uma fundação educativa responsável por manter ações relacionadas ao mundo empresarial junto a jovens em mais de 100 países.

Yasmin, à esquerda, auxilia a gerente de Marketing, Ana Clara, na montagem das small cases

Neste ano, os discentes que compõem a Eco Wallet apostaram na sustentabilidade e criatividade para a criação das carteiras. Ediclécio Trindade, aluno do 2º ano do curso técnico em Telecomunicações e gerente de Recursos Humanos da Miniempresa, conta que a ideia inicial era produzir um sabão ecológico, mas sugestão foi descartada devido ao risco de se trabalhar com alguns componentes químicos. “Aí veio a ideia das carteiras. Procuramos por material reciclável, pois nossa empresa luta por isso, pela sustentabilidade”, comenta.

Yasmin Mickaelle de Oliveira, colega de turma de Ediclécio, é a diretora da Eco Wallet e conta que sempre se interessou pela área do empreendedorismo, inspirada pelo padastro, que é designer gráfico e veio para Goiânia com a família em busca de oportunidade de negócios. Como o lar da estudante já respira criatividade e estratégias empresariais, ela se sentiu confiante em assumir o posto de direção da miniempresa. “Já pensei em ser empreendedora. Gosto muito de criar e nesse projeto (Programa Miniempresa) a gente consegue por em prática a criação. Então resolvi aproveitar”, explica a discente que enfatiza o papel da mãe em sua formação, que estimulou a pensar de forma criativa.

Ela diz que a etapa mais desafiadora do programa foi destinar a equipe nos respectivos cargos exigidos pela miniempresa. Contudo, a estudante relata que após dinâmicas em grupo, foi possível alocar cada integrante nos cargos e equipes que compõem a Eco Wallet de forma democrática.

Caixas de leite são higienizadas e cortadas para virarem as carteiras da Eco Wallet

As produções são realizadas semanalmente durante as jordanas do Miniempresa, que ocorrem na sala S-304, no Câmpus Goiânia, e são possíveis graças a doações das caixas de leite e muito trabalho da equipe em higienizar, cortar, modelar, encapar e montar as carteiras. O resultado é um produto com estilo e resistente. Para conferir de perto o produto, basta ir à feira, no dia 24, que será realizada no Buriti Shopping ou acessar a página da miniempresa do Câmpus Goiânia no Instagram

A Eco Wallet é composta pelos estudantes: Agnes de Miranda Santos, Ana Abigail Reis Rocha, Ana Clara de Campos Nolli, Djony Scapini Fiuza, Douglas Vinícius Gomes da Silva, Ediclécio Junior Trindade, Isaac Alejandro Brizrela Mendez, Isaías Sampaio Araújo, Júlio Cezar Brandão Amorim, Luis Fernando Moreira dos Passos Almeida, Paulo Cézar de Campos Nolli, Pedro Augusto Moreira Araújo, Pedro Henrique Nascimento Alves do Prado, Suraya Victória Chaves Castro Medeiros e Yasmin Mickaelle de Oliveira Moura.

Saiba mais sobre a Miniempresa do Câmpus Goiânia @eco_walletifg

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia