Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia celebra colação de grau de 45 formandos
FORMATURA

Câmpus Goiânia celebra colação de grau de 45 formandos

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 14h59 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 10h07

Para comportar todos os concluintes, será realizada outra solenidade, no dia 30 de junho, às 20 horas, no Teatro

Cerimônia foi realizada no Teatro do Câmpus Goiânia

Quarenta e cinco formandos participaram da primeira noite de solenidade de colação de grau referente ao primeiro semestre de 2023 do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A cerimônia foi realizada no Teatro da Instituição e contou com a presença de amigos e familiares dos estudantes, além de servidores. Devido à capacidade do espaço de realização do evento, disponível para 300 pessoas, haverá outra cerimônia, no dia 30 de junho, às 20 horas, para contemplar outros 45 formandos de outros cursos.

Na noite dessa segunda-feira, participaram da solenidade os formandos nos cursos de Bacharelado em Química, Sistemas da Informação, Turismo, das Licenciaturas em Física, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e em Música, e do curso superior de Tecnologia em Agrimensura.

O juramento foi proferido pela formanda em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Maria Eduarda Silva e Sousa. Letícia Garcia de Andrade e Blendson Matheus Montalvão Viana, respectivamente dos cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Matemática, receberam a outorga de grau em nome das turmas.

Juramentista, Maria Eduarda Silva e Sousa, e a oradora das turmas, Monik Ferreira de Araújo

Monik Ferreira de Araújo, da Licenciatura em História, foi a oradora da cerimônia e destacou em seu discurso a liberdade proporcionada pela Instituição para que os estudantes pudessem realizar verdadeiras transformações em suas vidas. “Cada um aqui tem sua história para contar, sua história de transformação. O câmpus foi palco da transformação como seres humanos e agentes sociais que somos. O IFG foi palco onde pudemos nos conhecer, onde cada um pôde se identificar, se encontrar e permitir ser quem sempre fomos, aquilo que o mundo externo não nos permitiu ser, transparecer”, reforçou.

E essa transformação dita pela formanda faz parte da educação emancipadora e crítica que a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, afirma ser o papel institucional. “A gente tem a certeza que cumpriu nosso papel enquanto servidores públicos”, enfatizou.

Diretora-Geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, e a Reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon

Ela lembrou ainda que, no próximo dia 5 de julho, o câmpus completa seus 81 anos de contribuição para o fortalecimento da educação pública em Goiás. “O Câmpus Goiânia está em festa! Estamos completando, na próxima semana, nossos 81 anos. Desde 1942 estamos aqui, nesta jovem escola. […] O Câmpus atende de forma capilarizada não somente Goiânia. Aqui nós temos estudantes de outros municípios, até mesmo de outros estados, e estão aqui hoje concluindo seu curso. Então, sim, nós estamos contribuindo não só para o desenvolvimento local, mas também para o desenvolvimento regional ao longo desses 81 anos.”

A formanda em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Rita de Cássia Alencar, agradeceu à Instituição por recebê-la e ter oportunizado realizar sua graduação após um longo tempo longe dos estudos. Estou muito feliz nesse dia. Agradeço ao IFG pela experiência que eu tive em minha primeira graduação. Aos 40 anos eu entrei aqui, fui muito bem acolhida após 20 anos sem estudar. Hoje estou aqui colhendo o resultado dos meus estudos”.

Rita de Cássia Alencar recebendo os cumprimentos do professor Wesley Pimenta de Menezes

A reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon parabenizou os formandos e lembrou que suas trajetórias foram afetadas pelo ensino remoto posto devido à pandemia de Covid-19. “Vocês serão os novos profissionais do mundo do trabalho do pós-pandemia. Uma experiência que uniu o mundo inteiro em uma guerra contra um inimigo comum. Como vocês fizeram falta nos dois anos, em 2020, 2021 e porque não dizer, parte de 2022. Nas salas de aula, nos espaços, nos laboratórios, nos corredores, nas áreas de convivência. A presença de vocês traz alegria aos nossos prédios, às nossas vidas e ao nosso fazer. A Instituição não faz sentido sem vocês. E hoje é com muita emoção que celebramos a conclusão de mais uma etapa da vida de vocês.”

A mesa diretiva do evento foi composta, além da reitora do IFG e da diretora do Câmpus Goiânia, pelos docentes: Rafael Gonçalves Borges, chefe do departamento de áreas acadêmicas 1; Alexandre Silva Duarte, chefe do departamento de áreas acadêmicas 2; Wesley Pimenta de Menezes, chefe do departamento de áreas acadêmicas 3; Carina Calixto Ribeiro, no ato representando a professora Janaína Ferreira, chefe do departamento de áreas acadêmicas 4; além da servidora técnico-administrativa, Ana Paula de Souza, coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares.

Momento da outorga de grau dos formandos Letícia Garcia de Andrade e Blendson Matheus Montalvão Viana

No dia 30 de junho, será a vez da colação de grau dos formandos nos cursos de Bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle Automação, Engenharia de Transportes, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.