Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgadas as datas para renovação, reabertura ou trancamento de matrícula dos veteranos
Matrículas

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 10h13 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2023, 11h33

A informação também está disponível no Calendário Acadêmico do Câmpus Goiânia

Os estudantes veteranos de cursos técnicos e superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) já podem consultar os prazos e procedimentos para a renovação, reabertura e trancamento de matrículas para o segundo semestre de 2023. Nas orientações, divulgadas pela Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE), também consta o período para as escolhas das disciplinas para alunos de cursos superiores.

O período de renovação de matrícula vai de 20 de julho a 2 de agosto de 2023 e vale para todos os estudantes do câmpus – a renovação é realizada diretamente no sistema Q-Acadêmico. Também de 20 de julho a 2 de agosto é o prazo para os estudantes que estão com matrícula trancada solicitarem a reabertura de matrícula, que deve ser feita via processo no setor de protocolo. Já os alunos que desejam trancar a matrícula devem abrir processo no protocolo no período de 20 de julho a 18 de agosto. A abertura de processos no Setor de Protocolo do câmpus pode ser realizada presencialmente, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou por e-mail: protocolo.goiania@ifg.edu.br.

Os estudantes dos cursos superiores possuem uma etapa extra no processo de matrícula, que é escolher as disciplinas que serão cursadas no semestre. Para as escolhas, os alunos devem observar a grade curricular do curso, pré-requisitos e equivalências das disciplinas (conferir informações no guia de cursos). Confira o cronograma para escolha das disciplinas:

1ª Etapa – Curso de Origem: 31/07 a 02/08
2ª Etapa - Curso de Origem - 03/08 a 05/08
3ª Etapa - Curso de Origem equivalentes - 06/08 a 09/08
4ª Etapa - Curso de Origem e equivalentes - 10/08 a 13/08
5ª Etapa - Curso de Origem e equivalentes - 14/08 a 15/08

A GAAAE adverte aos estudantes que fiquem atentos às etapas de pedidos de disciplinas, pois a matrícula somente será efetivamente renovada quando o estudante for aceito, no mínimo, em uma disciplina solicitada. A cada etapa, o discente deverá verificar se seu nome foi inserido em algum diário. Por exemplo, se ao final da 1º etapa de matrícula, o aluno não obtiver nenhum pedido confirmado, isso indica que ele não foi aceito na disciplina pretendida. A orientação, neste caso, é que o aluno faça novamente seus pedidos de disciplinas conforme disponibilidade em cada etapa de renovação.

O comunicado expedido pela gerência também alerta sobre as condições em que os estudantes passam a ser considerados como evadidos dos cursos.

Confira a comunicado da GAAAE

Acesse o Calendário Acadêmico do Câmpus Goiânia