Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes já podem se inscrever para Exame de Proficiência
ENSINO

Estudantes já podem se inscrever para Exame de Proficiência

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 11h25 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 20h08

Teste avalia conhecimentos para avançar disciplinas e é destinado a estudantes de graduação

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas no edital 22/2023, que visa avaliar os conhecimentos de estudantes que desejam avançar na grade curricular dos seus cursos de graduação por meio do Exame de Proficiência neste segundo semestre. As inscrições podem ser feitas até 14 de agosto, preenchendo o formulário online e enviando os documentos na página de editais de ensino do câmpus.

Para se inscrever e participar da seleção, o estudante precisa estar regularmente matriculado e atender aos requisitos: demonstrar extraordinário domínio de conteúdos por meio do histórico escolar; ser portador de certificado de conclusão de estudos em cursos regulares da educação profissional ou em outras modalidades de ensino; ou comprovar domínio de conhecimentos obtidos a partir das competências adquiridas no trabalho, por meios formais e não formais.

Ao comprovar proficiência na matéria, o discente fica dispensado de frequentar as aulas da disciplina aproveitada e pode se matricular em outra subsequente, caso haja vaga disponível. É possível fazer o exame para uma ou mais disciplinas, mas é necessário solicitar inscrição individual em cada delas e enviar os documentos comprovantes em um único arquivo em formato PDF.

As disciplinas disponíveis para o exame de proficiência, resultantes dos pedidos deferidos, estão vinculadas à matriz curricular do curso e serão avaliadas conforme o plano de ensino, e os seus conteúdos devem constar do programa vigente aprovado no Conselho Departamental responsável, observando o projeto do curso. De acordo com o edital, não haverá aplicação de prova para disciplinas optativas que não estejam sendo ofertadas neste semestre.

As inscrições deferidas serão divulgadas na página de Editais de Ensino do Câmpus Goiânia e/ou nos Departamentos de Áreas Acadêmicas até o dia 21 de agosto, quando também serão divulgadas as informações sobre os conteúdos programáticos, a data, o horário e o local das avaliações.

As provas de proficiência serão aplicadas presencialmente no período de 23 a 30 de agosto, conforme definição dos departamentos acadêmicos do câmpus. Para ser aprovado no exame, o estudante precisa alcançar nota final igual ou superior a 8. O resultado final do exame está previsto para ser publicado no dia 4 de setembro.

Consulte o Edital 22/2023 para o Exame de Proficiência e inscreva-se.
Visite a página dos Editais de Ensino

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.