Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório recebe o nome de professor Cloves Ferreira Júnior em homenagem ao docente
Reconhecimento

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 08h49 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h27

A cerimônia póstuma de descerramento da placa do laboratório foi realizada em memória do docente, que faleceu em abril deste ano.

Servidores, estudantes e familiares participaram da homenagem póstuma ao professor Cloves Ferreira Júnior, no laboratório que passou a receber o nome do docente, na sala S-316, no câmpus.

Em solenidade póstuma realizada na manhã de quinta-feira, 24 de agosto, o laboratório LabMaker passa a se chamar professor Cloves Ferreira Júnior, docente do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) que faleceu em abril deste ano. A mudança no nome do laboratório é uma homenagem realizada à memória do professor Cloves Júnior, que dedicou sua carreira, tempo, atenção e carinho à instituição e também à construção do laboratório.

A cerimônia, realizada no laboratório localizado na sala S-316, foi acompanhada por estudantes e servidores do câmpus e familiares do docente homenageado. Durante a solenidade, houve o descerramento da placa do laboratório que passa a ser intitulado como professor Cloves Ferreira Júnior.

Estiveram presentes na cerimônia a mãe do professor Cloves, Márcia Rolanda Macedo Ferreira; o irmão do docente, Claudio Macedo Ferreira; e sua esposa, Ayda Toufic Bou-Karim e também da sogra, Geogette Najjar Bou-karim. A esposa do professor homenageado também recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo docente no Câmpus Goiânia, entregue pelo diretor de administração, Paulo Cézar Pereira,  que no ato representou a diretora-geral, professa Adriana dos Reis Ferreira. A servidora Magda Barbosa entregou flores aos familiares do docente homenageado e a cerimônia foi conduzida pelo professor Kelias Oliveira.

O professor Carlos Roberto da Silveira Junior, que é o atual supervisor do laboratório, lembrou do trabalho que iniciou em conjunto com Cloves: “Era um professor muito engajado, que participava muito ativamente, ajudando a escrever os projetos e desenvolver as atividades, justamente porque ele acreditava que a transformação social é possível a partir da educação, que pode transformar tanto a vida dos nossos alunos quanto dos estudantes de fora, das escolas públicas que nós atendemos, sendo a maioria da periferia. Esse espaço todo é conquista do Cloves”, destacou.

O professor Claudio Fleury, outro colega do docente homenageado, recordou a origem do laboratório: “O embrião de todo esse trabalho que originou o laboratório Maker foi um projeto de extensão. Nosso primeiro projeto de extensão aqui na área de Telecomunicações e Eletrônica, que foi o de Robótica Educacional. E quem primeiro se apresentou como voluntário foi o professor Cloves. Então, é realmente uma lembrança muito boa”, concluiu emocionado.

Trajetória

No Câmpus Goiânia, o professor Cloves iniciou sua carreira como técnico em Analista de Sistemas, em 1994, na então Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG) e se tornou docente em julho de 2008, pouco tempo antes da transformação do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Veja mais fotos da homenagem ao professor Cloves Ferreira Júnior

O descerramento da placa em homenagem ao docente foi realizado pela senhora Ayda Toufic Bou-Karim, esposa do professor Cloves, pelo supervisor do laboratório, professor Carlos Roberto da Silveira Junior e pela chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas 4, professora Janaína Ferreira.  Também estiveram presentes outros docentes, técnicos e estudantes que conviveram rotineiramente com o professor Cloves no câmpus.

Descerramento da placa de homenagem instalada na sala S-316.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.