Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Sarau Mão Gigante reúne várias expressões artísticas no Teatro do IFG
Evento

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 13h20 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h27

O evento, idealizado pela artista goiana Vania Ferro, foi realizado na noite desta quinta-feira, 24, no Câmpus Goiânia.

Sarau Mão Gigante reuniu apresentações de diversas expressões artísticas no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia.

O Teatro do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi palco de uma noite repleta de atividades artísticas durante a realização do Sarau Mão Gigante, que ocorreu nesta quinta-feira, 24 de agosto. O evento, idealizado pela artista plástica goiana Vania Ferro, reuniu exposição de artes visuais e mais apresentações de música, de dança e de poesias. Professores e estudantes do IFG e também artistas convidados realizaram apresentações culturais na abertura do sarau.

A artista plástica Vania Ferro explica que o nome do sarau é alusivo às esculturas de mãos criadas por ela, que se destacam pela grande proporção das peças esculpidas no gesso e na fibra de vidro. A artista revela que o interesse em esculpir mãos é decorrente de sua dificuldade em desenhar essa parte do corpo humano, desde quando era estudante da graduação em Artes Visuais na universidade. As mãos se tornaram uma fixação da artista e ela conta que a escultura de uma mão gigante encontra-se na frente de seu ateliê em Goiânia, no setor Jardim América, tornando-se um ponto de atração turística, comenta Vania Ferro.

O desejo de realizar o sarau, segundo Vania Ferro, ocorreu espontaneamente durante a pandemia e, com o fim do isolamento social, surgiu a saudade e a vontade de mostrar os trabalhos de vários artistas e de reunir as pessoas em eventos artísticos. O sarau já era realizado periodicamente no ateliê da artista, que, neste ano, teve a ideia de ampliar o seu público, trazendo-o para o Teatro do IFG.

A relação entre a artista Vania Ferro e o IFG é antiga e um de seus painéis encontra-se exposto na parede do segundo andar do bloco administrativo (bloco 600), próximo às escadas. A pintura foi realizada em 1988 pela artista a convite da então direção da ex-Escola Técnica Federal de Goiás, atual Câmpus Goiânia do IFG.

Painel da artista Vania Ferro foi pintado no ano de 1988, na época da então Escola Técnica Federal de Goiás.

Palco democrático

A abertura do sarau foi marcada pela promoção de um palco democrático, em que os artistas convidados puderam mostrar seus talentos e obras. Dentre os participantes do evento, estava a cantora, poetisa e psicóloga, Fernanda Cruz, que ressaltou a iniciativa de sua amiga Vania Ferro em promover o sarau como uma forma de agregação artística. “Ela abriu a casa dela, eu achei isso muito legal, o ateliê dela. Chamou artistas para expor, gente para declamar, para cantar. A gente foi agregando pessoas. Desde então, houve um movimento que as pessoas estavam sentindo falta. A gente percebia que as pessoas estavam com sede de arte, de encontros, de partilha da vida, partilha de seu trabalho e de suas criações”, destacou Fernanda Cruz.

Uma das pessoas que prestigiaram a abertura do sarau, Márcia Terezinha Teixeira Rezende, disse ter ficado surpresa com a qualidade musical e dos artistas que se apresentaram no evento. “Quando se fala da cultura goiana, eu acho muito importante isso, mostrar realmente a arte goiana e o que é possível construir aqui. E o bonito que eu vejo, por ser da educação também, é que o Instituto, além da formação tecnológica, tem esse aspecto cultural. Isso é importantíssimo”, ressaltou Márcia Rezende.

Veja mais fotos do sarau

Abertura

Em seu discurso na abertura do evento, a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, comentou como surgiu o encontro com Vania Ferro, após a visita da artista ao câmpus e sobre o convite feito pela diretoria-geral para que o sarau fosse realizado no Teatro do IFG. A professora Adriana dos Reis afirmou estar encantada com o sarau, parabenizou os artistas e a organização e disse vislumbrar a continuidade de outras edições do evento no Câmpus Goiânia.

Também atuando na organização do sarau, a coordenadora de Artes, professora Ana Lúcia Siqueira, destacou o trabalho em conjunto para viabilizar a exposição de artes visuais integrante da programação do evento. “Esta é uma noite de apreciação artística. Quero dizer para todos que desfrutem ao máximo”, frisou a professora Ana Lúcia. A docente fez questão de que sua turma, do curso técnico integrado em Cozinha na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), participasse da abertura do sarau.

A organização do sarau no Câmpus Goiânia foi promovida pela direção-geral do câmpus, pela coordenação de Artes em conjunto com a artista Vania Ferro e o diretor artístico Rafael Castro. O evento contou também com o apoio do deputado estadual de Goiás, Mauro Rubem.

Além das várias expressões artísticas apresentadas na abertura do sarau e das esculturas e telas expostas no Teatro do IFG, a artista Vania Ferro expõe também algumas de suas pinturas junto a outros trabalhos de artes visuais de artistas convidados, como a exposição de caricaturas de Zaia Angelo, que recentemente esteve em exposição nos Estados Unidos.

Organização e apoio do evento: Deputado estadual, Mauro Rubem; a artista Vania Ferro; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Adriana dos Reis; a coordenadora de Artes, professora Ana Lúcia Siqueira; e o diretor artístico do sarau, Rafael Castro.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.