Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia homenageia servidores que se aposentaram entre os anos de 2020 e 2023
Início do conteúdo da página
Reconhecimento

Câmpus Goiânia homenageia servidores que se aposentaram entre os anos de 2020 e 2023

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h45 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h27

A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 25, e reuniu professores e técnicos que contribuíram com a Instituição

A solenidade de homenagem aos servidores aposentados do Câmpus Goiânia ocorreu na última sexta-feira, 25.
A solenidade de homenagem aos servidores aposentados do Câmpus Goiânia ocorreu na última sexta-feira, 25.

Na última sexta-feira, 25, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou uma homenagem aos servidores da casa que se aposentaram entre os anos de 2020 e 2023. Esse momento de agradecimento e reconhecimento do trabalho de professores e técnicos-administrativos aposentados havia sido postergado em virtude da pandemia de covid-19 iniciada em 2020. Com o fim do isolamento social e a retomada das atividades presenciais no IFG, a cerimônia em homenagem aos aposentados foi a primeira a ser realizada pela Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao servidor (CRHAS) do Câmpus Goiânia após o fim da pandemia.

Entre 2020 e 2023, aposentaram-se, ao todo, 29 servidores docentes e técnico-administrativos do Câmpus Goiânia. A solenidade, realizada no auditório Julieta Passos, foi marcada por recordações, agradecimentos e por uma atividade lúdica, em que os aposentados puderam relatar as suas  experiências e também os seus desejos futuros com a aposentadoria. Os aposentados que compareceram à solenidade receberam placas e certificados em homenagem ao tempo de serviço dedicado à Instituição, que foram entregues pelas chefias dos setores ou por colegas.

A solenidade foi conduzida pelas servidoras da CRHAS, Rose Helen Shimabuku e Marina Burjack. Participaram também do momento a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO), Fernando Augusto Messias, e mais alguns servidores do Câmpus Goiânia.

Servidores aposentados homenageados receberam placas durante a solenidade.

Servidores aposentados homenageados receberam placas durante a solenidade, que ocorreu no auditório Julieta Passos, no câmpus.

 

Homenageados

Dentre os servidores aposentados estava o ex-reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, que ingressou na Instituição com 21 anos, enquanto docente da antiga Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG) em Goiânia. Posteriormente, ele também atuou como diretor da então unidade da ETFG em Jataí, atualmente denominada Câmpus Jataí do IFG, e ocupou o cargo máximo na reitoria do IFG, no qual se aposentou. “Foram 38 anos e meio dentro da Instituição, onde tive a oportunidade de contribuir em várias áreas e logicamente me preparando para esse momento”, disse o professor Jerônimo Rodrigues.

O ex-reitor do IFG destacou que a aposentadoria exige uma preparação anterior do servidor e fez uma recomendação: “É importante que os colegas que também cheguem nessa situação, se aposentem, mas não fiquem em casa não. Tem que ter outras atividades. Realmente, nesses quase dois anos de aposentado, estou com várias atividades e também é uma chance de dar uma oportunidade para outras pessoas ingressarem e realizar um bom trabalho em uma Instituição que forma cidadãos para o mundo do trabalho”.

A professora Oyana Rodrigues, também uma das servidoras aposentadas que foram homenageadas na solenidade, celebrou a alegria de vivenciar plenamente esta fase em sua vida. “Somos privilegiados, sobreviventes da covid-19, aposentados com saúde, lindos e maravilhosos”, exaltou a docente.

Servidores aposentados que foram homenageados pousaram em frente ao Câmpus Goiânia após o encerramento da solenidade.

Servidores aposentados e mais colegas e gestores do Câmpus Goiânia durante homenagem realizada na última sexta-feira, 25.

 

Em um discurso emocionado, a servidora técnica-administrativa Benedita Alves da Silva, que se aposentou recentemente após lotação no departamento de áreas acadêmicas 3, relembrou a sua trajetória pessoal de superação ao ingressar por meio de concurso na Instituição. “Bem nesse portão aqui, eu chorei no dia que passei nesse concurso, porque foi uma vitória para mim, que veio lá da roça e ninguém acreditava. Foi uma vitória a vida toda, contribuindo e ajudando alunos e colegas trabalhadores”, destacou Benedita.

Vestido com uma camiseta com a marca do IFG, o professor Guillermo Gonçalves também se emocionou e disse ser um apaixonado pela Instituição em que ele praticamente nasceu, pois seus pais foram professores de Educação Física na época da então Escola Técnica Federal de Goiás. “Eu uso essa camiseta aqui (do IFG), quando tem um evento. Teve um encontro de aposentados, eu vim com ela, nos 81 anos do câmpus, eu vim com ela. Ela representa, para mim, gratidão e pertencimento. É o que eu sinto em relação à Escola Técnica, ao CEFET e ao IFG”, frisou o professor Guillermo.

Outro servidor aposentado, professor Eduardo Joaquim de Sousa, recordou sua carreira profissional atuante tanto como gestor na Saneago, onde também se aposentou na área de hidráulica e saneamento, e quanto docente no IFG. Professor Eduardo Joaquim de Sousa se considera realizado com sua trajetória profissional, porque viu resultados, em sua opinião. Mesmo aposentado, ele disse continuar trabalhando com consultorias em projetos para sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em condomínios.

 Veja mais fotos da homenagem

 

Encontro

A Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao servidor (CRHAS) do Câmpus Goiânia está programando para este segundo semestre letivo deste ano a realização de um encontro com os servidores aposentados. O objetivo com a homenagem e o encontro direcionados aos servidores aposentados é desvencilhar o tema da aposentadoria com ideias de descanso ou de inutilidade, além de valorizar e reconhecer a dedicação de cada um dos aposentados para a história da Instituição.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página