Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mudanças climáticas e seus impactos são tema de seminário no Câmpus Goiânia
INTERNACIONALIZAÇÃO

Mudanças climáticas e seus impactos são tema de seminário no Câmpus Goiânia

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h43 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h17

Massimo Zortea, da Universidade de Trento (Itália), chamou atenção para a importância de pesquisas na área ambiental

Professor Massimo Zortea durante seminário realizado no Teatro do Câmpus Goiânia, nessa terça-feira, 5 de setembro

Estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram do seminário “Biodiversidade, capital natural e gestão de risco das mudanças climáticas”, ministrado pelo professor Massimo Zortea, da Universidade de Trento, da Itália. O docente, que está vinculado ao Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica da instituição italiana, veio compartilhar o conhecimento na área ambiental com discentes do câmpus e, com isso, vislumbrar futuras parcerias para pesquisas.

De acordo com o professor Aldo Muro Junior, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia, o principal objetivo da visita do docente italiano é justamente dialogar com os alunos do IFG no intuito de viabilizar oportunidade de participação dos discentes nos projetos realizados por Zortea na Universidade de Trento, que envolvem temáticas como biodiversidade, mudança climática, energia renovável, poluição, serviços ecossistêmicos, entre outros, com foco em países em desenvolvimento.

Para o coordenador dos cursos de especialização em Inteligência Artificial e do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia, professor Raphael de Aquino Gomes, a presença de Massimo Zortea na Instituição é algo que deve ser aproveitado pelos estudantes. “Não tem como falar de mestrado sem falar em internacionalização. […] É de fundamental importância que vocês aproveitem esse momento e busquem explorar essa experiência”, reforçou.

Mesa diretiva foi composta pelos docentes: Massimo Zortea; Raphael de Aquino Gomes; Aldo Muro Junior; Alexandre da Silva Duarte, no ato representando a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira; e Lisandra Passos

A professora Lisandra Lavoura Carvalho Passos, na ocasião substituindo a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Costa Oliveira, deu as boas-vindas ao docente Zortea e frisou a produção do IFG na área ambiental. Contando com o um curso técnico integrado em Controle Ambiental e com a Engenharia Ambiental, o câmpus soma, atualmente, mais de 160 projetos de iniciação científica que abordam questões como energia renovável, qualidade de água, preocupação com incêndios, educação ambientada voltada para resíduo zero, entre outros que podem ser interessantes para possíveis parcerias com as pesquisas desenvolvidas pelo professor italiano.

O evento foi uma iniciativa da Diretoria de Pós-Graduação, com promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), com apoio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia (GEPEX-Goiânia), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), da Coordenação de Relações Internacionais do IFG e do Instituto 4 Elementos: Centro de Estudo e Tecnologia Apropriada ao Desenvolvimento.

Meio Ambiente no centro das discussões

Durante sua palestra, Massimo Zortea abordou os principais impactos das mudanças climáticas na sociedade, principalmente no que se refere à perda da biodiversidade, riscos de incêndio e de perda de serviços ecossistêmicos que envolvem desde a produção de alimentos, remédios, água, entre outros recursos vitais para o ser humano e outras espécies.

Segundo o docente, a questão ambiental é uma das mais importantes e que está no foco das discussões globais. Por isso, elogiou o IFG por ofertar uma graduação na área, como a Engenharia Ambiental e Sanitária, além do Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade e do técnico integrado em Controle Ambiental.

Zortea citou diversas catástrofes naturais ocorridas recentemente, como os incêndios no Canadá e tempestades devastadoras na Itália, além de como eventos como esses podem impactar negativamente a biodiversidade, mudar a concentração populacional em determinadas regiões do planeta e como os efeitos dessas alterações climáticas afetam de forma desigual as pessoas, prejudicando ainda mais aquelas em situação de vulnerabilidade. Diante desse cenário, o docente chamou a atenção dos estudantes “essa é uma preocupação para nós, engenheiros ambientais”.

Antes do seminário, o professor participou de reunião com a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, e outros gestores para discutir possibilidade de cooperação. Confira a reportagem realizada pela equipe da Diretoria de Comunicação/Reitoria.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.