Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Valorização da vida e cuidados com a saúde mental são temas enfatizados durante ação alusiva à Campanha Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 12h33 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h30

Psicólogas do Câmpus Goiânia divulgam a campanha nacional de saúde mental que, neste mês de setembro, alerta sobre a prevenção ao suicídio

Psicólogas da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD), Júlia Rossi e Cintia Campos, realizaram ação de divulgação e sensibilização da Campanha Setembro Amarelo na manhã desta terça-feira, 13, no Câmpus Goiânia.

Setembro é o mês em que nacionalmente são promovidas iniciativas em atenção à prevenção ao suicídio e à saúde mental por meio da Campanha Setembro Amarelo, institucionalizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. No Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), as psicólogas da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD), Júlia Rossi e Cintia Campos, realizaram na manhã desta quarta-feira, 13, ações de divulgação e de sensibilização da Campanha Setembro Amarelo junto à comunidade acadêmica do câmpus.

Nos murais do Câmpus Goiânia, foram afixados cartazes que exibem uma arte criada pelo artista João Pedro (@xao.art) em alusão à Campanha Setembro Amarelo, para sensibilizar a comunidade acadêmica. Junto aos cartazes, foi divulgada também uma relação de contatos para atendimentos psicológicos presenciais e virtuais com preço social, que se tornam mais acessíveis para pessoas em situações de vulnerabilidade socioeconômica.

Na ação realizada no Câmpus Goiânia, também foram disponibilizadas, nas portarias, fitas de cor amarela no formato de laços, confeccionadas pela psicóloga Júlia Rossi, para que alunos e servidores do câmpus possam usar esse adereço, que é símbolo da Campanha Setembro Amarelo.

Materiais de divulgação da Campanha Setembro Amarelo estão disponíveis nas portarias do Câmpus Goiânia.

Nas portarias estão disponíveis também panfletos, que podem ser retirados por qualquer pessoa da comunidade, com informações e contatos de atendimentos psicológicos presenciais e virtuais com preço social. A intenção com essa divulgação é para que as pessoas que sintam a necessidade de uma ajuda psicoterapêutica tenham acesso às redes de atendimentos psicológicos acessíveis antes de atingirem o adoecimento mental.

A psicóloga do Câmpus Goiânia Júlia Rossi, organizadora dessa iniciativa, explica importância dessa ação. “Setembro Amarelo é um mês de valorização da vida. É algo que precisamos fazer o tempo todo, só que é importante ter um marco para que a gente sempre possa relembrar, para que isso venha à tona. Porque, muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente não consegue parar para refletir sobre o valor da vida”, destaca a psicóloga.

Júlia Rossi frisa também que a preocupação com a saúde mental é um tema de interesse coletivo. Para tanto, a ideia com a iniciativa foi ir além do contato individual psicológico com os estudantes do câmpus ou por meio de uma palestra sobre a Campanha Setembro Amarelo. “A gente está cada vez mais individualista, mais isolado e, às vezes, não conseguimos ver o valor da vida do outro e não conseguimos nos sentir valorizados. E a saúde mental passa por uma questão coletiva, de apoio, suporte, de disputa do outro, de acolhimento e do não julgamento. Busquei assim realizar uma atividade que fosse mais dinâmica”, explica.

Júlia, acompanhada da também psicóloga do câmpus Cintia Campos, percorreram os corredores, visitaram os setores administrativos e também algumas salas de aula, na manhã desta quarta-feira, para chamar atenção e sensibilizar a comunidade acadêmica para a Campanha Setembro Amarelo. As psicólogas Júlia e Cintia se colocam à disposição para que os professores do câmpus que também desejam a divulgação da Campanha Setembro Amarelo junto às suas turmas possam procurar a CAPD para uma ação mais próxima aos alunos.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.