Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia tem 11 cursos avaliados com 4 estrelas pelo Guia de Faculdade do Estadão
AVALIAÇÃO

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h12 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 10h36

Com o resultado, as graduações foram consideradas muito boas pelo veículo que avalia cursos de instituições de ensino superior de todo o Brasil

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) teve 11 cursos avaliados com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade 2023, uma publicação do jornal Estadão. Utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, o Guia analisa a qualidade de cerca de 16 mil cursos superiores de todo o Brasil. A classificação varia de nenhuma até o máximo de cinco estrelas.

Receberam quatro estrelas as Licenciaturas em Matemática, Letras – Língua Portuguesa e História, além dos Bacharelados em Turismo, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Os Bacharelados em Química, Engenharia de Controle e Automação e a Licenciatura em Física receberam três estrelas.

Para analisar os cursos, o Guia de Faculdade do Estadão conta com mais de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior de todo o país, que atuam de forma voluntária. Eles dão notas que variam de 2,50 a 5 aos cursos das suas respectivas áreas de formação e àqueles que estão prioritariamente na mesma região que trabalham. De acordo com o regulamento do veículo, cada curso é distribuído para a avaliação de seis docentes.

A análise é feita com base em formulários respondidos pelos coordenadores de cursos das instituições de ensino superior. Neles há itens que focam três aspectos: projeto pedagógico (característica da proposta de ensino do curso), corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).

O resultado numérico do curso do ano atual, 2023, tem peso três e é somado aos resultados finais obtidos nas edições de 2022 (peso dois) e 2021 (peso um). Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final. A partir daí, são atribuídas as seguintes classificações:

• Entre 5 e 4,50: 5 estrelas (excelente)
  • Entre 4,50 e 3,50: 4 estrelas (muito bom)
  • Entre 3,50 e 2,50: 3 estrelas (bom)
  • Menor que 2,50: não estrelado

Para a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, esse tipo de avaliação é importante para divulgar e colocar em evidência, em todo o território nacional, cursos da Instituição. “Sobremaneira nesse período de aplicação da Prova do Enem e que, em breve, os estudantes escolherão os seus cursos. Ou seja, é um assunto em destaque em todas as mídias e se torna mais um referencial para que os estudantes possam comparar as instituições e os cursos e fazer as suas escolhas”, completa.

A docente pondera ainda que “todavia, não pode ser considerada como uma avaliação oficial. Outrossim, mesmo que os questionários tenham sido preenchidos pelos coordenadores de cursos, não houve qualquer reunião técnica para o referido preenchimento, bem como não sabemos se houve uma reunião do colegiado e como se deu o envio dessas informações. Dessa forma, entendemos que mesmo que os critérios da avaliação não sejam os oficiais, vale pelo destaque na mídia e, com isso, poderemos ampliar a concorrência dos cursos, bem como assegurar o preenchimento das vagas ociosas”, salienta.

Confira mais informações na página do Guia de Faculdade do Estadão.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia