Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Doações da campanha #NatalIFGGoiânia são distribuídas a 170 famílias de ocupações da região noroeste da capital
Início do conteúdo da página
CAMPANHA SOLIDÁRIA

Doações da campanha #NatalIFGGoiânia são distribuídas a 170 famílias de ocupações da região noroeste da capital

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h01 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 09h11

Foram quase 400 kg de alimentos doados durante o Natal do Câmpus, que ganhou reforço com ações solidárias da Biblioteca Professor Jorge Félix e do Sintef-GO

Servidores do Câmpus Goiânia e membros do Sintef-GO durante entrega das doações no Solar Ville
Servidores do Câmpus Goiânia e membros do Sintef-GO durante entrega das doações no Solar Ville

Na manhã da última quarta-feira, 20 de dezembro, famílias do assentamento Solar Ville, na região noroeste de Goiânia, receberam cerca de 400 quilos de alimentos arrecadados pelas campanhas solidárias realizadas pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Educação Profissional e Tecnológica -Goiás (Sinfet-GO). As doações foram distribuídas às 170 famílias que integram as ocupações Solar Ville, Paulo Freire e Zumbi dos Palmares.

Francisca Mariano Silva Ribeiro, que é uma das coordenadoras do assentamento, recepcionou os servidores da Coordenação de Comunicação Social, da Biblioteca do câmpus e do Sintef-GO e organizou a entrega das doações às famílias. Para ela, a ajuda vem em um momento importante, devido às comemorações natalinas. “Agradeço a cada colaborador que está ajudando a gente nesse momento”, reforça.

 


Dona Maria Borges mora com os netos em um dos barracos do assentamento Solar Ville

 

Dona Maria Borges não escondeu o contentamento de receber os alimentos numa época como o Natal. Ela lembra que chegou à ocupação sem nada e o pouco que construiu hoje, no local, é motivo de comemoração para ela e os netos, com quem vive atualmente. “Nossa, eu me sinto lá em cima, eu penso assim, que eu aqui estou no paraíso. E quando eu entrei aqui, pra mim foi outra vida. Eu vivi de novo, eu sou viúva. Eu não tinha nada. Só Deus na minha vida”.

Ocupação reflexo da pandemia

Francisca conta que a ocupação Solar Ville iniciou há aproximadamente dois anos, na época da pandemia de Covid-19. A vulnerabilidade das famílias foi impactada pela situação econômica provocada pelo cenário pandêmico, o que levou várias pessoas a perderem seus empregos e, consequentemente, seus lares. “Eu entrei [no assentamento] dia 17 de março de 2021, estava desempregada, sem renda fixa, e aí um amigo falou, ‘olha, você tem necessidade, vamos lá!’ Foi no tempo que aconteceu a invasão. Eu não tinha nenhum real nem para pagar um aluguel. Então nós viemos, fizemos a limpeza. Quando eu era empregada, eu mantinha o aluguel, mas desde a pandemia eu não tive mais emprego, não tive mais uma renda fixa para manter o aluguel. Então, por isso, eu estou aqui habitada, e outros moradores também”, lembra Francisca.

 


Francisca Mariano Silva Ribeiro, uma das coordenadoras da ocupação, recepcionou a equipe do Câmpus Goiânia e contou sobre a situação das famílias ali abrigadas

 

Os moradores são apoiados pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD). No local, há algumas casas feitas de alvenaria, construídas por doações, outras feitas com pedaços de madeira, telhas e lona – material que chega por meio da ação de lojistas e moradores vizinhos da região. Francisca fala que praticamente tudo é compartilhado no assentamento, uma vez que a falta de endereço fixo e reconhecimento do local impede os moradores a acessar políticas públicas e o pouco que conseguem é distribuído pelo senso de solidariedade com todas as famílias. “Tem crianças que precisam estudar e é muito difícil conseguir uma vaga. Às vezes é recusado porque não tem um endereço fixo, não tem um ponto de endereço. Então fica muito vulnerável. [...] Não tem um talão de energia, não tem um talão de água, não tem um PSF [posto de saúde] para a gente ser atendido no momento. É muito descaso”, completa.

Solidariedade e esperança

A visita da equipe do Câmpus Goiânia às famílias das ocupações levou mais que alimentos, mas também informação para que os moradores vislumbrem um futuro com mais oportunidades. O professor e membro do Sintef-GO, Walmir Barbosa, conversou com os moradores sobre a possibilidade da Instituição realizar projetos de extensão que possam beneficiar as famílias, seja na construção de suas casas, em iniciativas de saneamento, alimentação, entre outros.

 


Reginaldo Gonçalves ficou sabendo das oportunidades de curso do IFG durante a entrega dos alimentos arrecadados nas campanhas solidárias

 

Os servidores também informaram os moradores sobre as possibilidades de cursos técnicos e superiores ofertados pelo IFG e que estão abertos a toda comunidade. Reginaldo Gonçalves, um dos moradores do assentamento já tem formação em educação física, mas as deseja mudar. Ele afirma que já ouviu falar do IFG, mas não sabia de todas as possibilidades de formação. “Vocês aqui, falando sobre esse trabalho e tudo, é uma possibilidade da gente estar conhecendo novos horizontes na parte de formação. Formação superior, na formação até pessoal.[...] Eu sempre tive vontade de querer entrar em outra área. E essa grande oportunidade da gente, vocês vindo aqui pra cá, na nossa convivência, na nossa moradia, a gente tem essa oportunidade de conhecer novos trabalhos”, comenta.

Ações solidárias

Os alimentos e kits de higiene pessoal foram doados pela comunidade do câmpus durante a campanha anual #NatalIFGGoiânia, que ganhou reforços com a ação solidária da Biblioteca Professor Jorge Félix e do Sintef-GO. A ação institucional é realizada todo final de ano e mobiliza servidores e alunos a doarem alimentos não perecíveis e kits de higiene, que são depositados em uma cesta ao lado da árvore natalina montada na Biblioteca. Nela, são pendurados diversos cartões com sugestões de doação.

A ideia é envolver a comunidade por meio do desafio nas redes sociais: cada servidor ou estudante pega um dos cartões e posta a ação desafiando algum colega para que faça o mesmo. Para isso, é utilizada a hashtag #NatalIFGGoiânia. Ao todo, foram doados 142,395kg de alimentos.

 


As doações beneficiaram as famílias das ocupações Solar Ville, Paulo Freire e Zumbi dos Palmares, localizadas na região noroeste de Goiânia

 

Neste ano, a Biblioteca Professor Jorge Félix aderiu à sugestão da 3ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG (SIB/IFG), o que possibilitou aos estudantes pagarem suas multas por meio da doação de alimentos. Com isso, foram arrecadadas 189,105kg de alimentos, como café, farinha, macarrão, arroz, açúcar, farinha de trigo, sal, achocolatado, feijão, além de 27 unidades de itens de higiene, como escova de dente, creme dental, protetor solar e sabonete.

Além disso, a ação solidária do Sintef-GO também contribuiu com o montante de doações, com 67,865 kg de alimentos.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página