Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia inicia Semana Pedagógica, de Formação e de Integração 2024/1
Início do conteúdo da página
Semana Pedagógica

Câmpus Goiânia inicia Semana Pedagógica, de Formação e de Integração 2024/1

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 15h18 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 13h45

Ações desenvolvidas em 2023, apresentação de dados gerais e desafios para 2024 foram assuntos abordados na abertura do evento

Servidores se reuniram no Teatro do Câmpus para abertura do evento
Servidores se reuniram no Teatro do Câmpus para abertura do evento

Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, teve início a programação da Semana Pedagógica, de Formação e de Integração do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Servidores docentes e técnico-administrativos do câmpus se reuniram no Teatro do IFG para conferirem um balanço das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no ano passado e também sobre os planos e desafios para 2024.

A programação da Semana Pedagógica, de Formação e de Integração 2024/1 foi aberta pela diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, que incentivou os servidores a participarem do planejamento das ações para este ano. “A gente convida vocês a pensarem o nosso câmpus, a pensar a nossa Instituição. A partir do que apresentamos aqui, ideias e propostas vão surgindo e isso é fundamental no processo. A gente precisa de vozes, da participação do coletivo”, ressaltou a diretora-geral.

A professora Adriana dos Reis Ferreira apresentou dados gerais do Câmpus Goiânia e do IFG, extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, para repercutir os índices de eficiência acadêmica. Também foram apresentadas questões sobre o número de matrículas, evasão, ações de permanência e êxito, sobre pesquisas, planejamento para a extensão, bem como sobre as inscrições no edital para o cadastramento de projetos de ensino, cujas inscrições vão até o dia 27 de fevereiro.

 


Servidores durante a abertura da programação da Semana Pedagógica 2024/1

 

A respeito dos eventos, a professora Adriana dos Reis Ferreira destacou os resultados positivos com o projeto Conhecendo o IFG, que contabilizou 31 visitas de escolas convidadas a conhecerem o Câmpus Goiânia, com a participação de 1.773 estudantes visitantes. Além de uma edição itinerante do projeto, que foi realizada em uma escola municipal, em Hidrolândia. Outro evento de destaque foi a realização da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023, que contou com o total de 1.619 inscritos.

Nos desafios da administração para o ano letivo de 2024, a diretora-geral do Câmpus Goiânia pontuou a questão orçamentária para investimentos em infraestrutura, o quantitativo de servidores docentes e técnico-administrativos que compõem a força de trabalho e o Plano Anual do Trabalho (PAT) 2024. Sobre esse plano, os servidores do câmpus serão convidados a contribuírem com o PAT, a partir de uma consulta à comunidade que será enviada nas próximas semanas.

 


Jornalista do Câmpus Goiânia, Mayara Santana, durante apresentação do projeto de divulgação científica institucional, Flash da Ciência


Comunicação

Ainda durante a abertura do evento do Câmpus Goiânia, os pesquisadores e proponentes de projetos de ensino e ações de extensão foram convidados a participarem do projeto de comunicação institucional Flash da Ciência, realizado pela Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. O público conferiu a apresentação sobre o Flash da Ciência e assistiram ao vídeo sobre o “Projeto Chorinho e Comunidade: arte, inclusão e formação”, uma das produções do projeto que foi desenvolvida e veiculada no ano passado.

Na apresentação sobre as ações de comunicação no âmbito do câmpus, a jornalista Mayara Santana apresentou algumas proposições de ações a serem desenvolvidas neste ano, como: atualização do banco de fontes especializadas, isto é, o cadastramento dos contatos de servidores e de suas respectivas áreas de atuação e de pesquisa e mais a oferta de oficina voltada ao aprimoramento do relacionamento com a imprensa, que será destinada aos gestores e pesquisadores do câmpus.

 


Apresentação do vídeo sobre o projeto de extensão Chorinho e Comunidade: arte, inclusão e formação 


Programação

Na abertura, o público também conferiu uma breve apresentação dos assuntos que serão abordados nas mesas de diálogo, que ocorrerão na programação da Semana Pedagógica, de Formação e de Integração 2024/1. A coordenadora da Comissão Local do Currículo Integrado da Pró-reitoria do IFG, professora Carla Rosana Azambuja Hermann, adiantou alguns pontos que serão discutidos na mesa de diálogos: “: Reformulação dos PPCs dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional”, que ocorrerá na manhã desta terça-feira, dia 6, das 9h às 12h, no Teatro do IFG.

A gerente da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Oliveira, convidou os servidores a participarem também da mesa de diálogo: “ Curricularização da Extensão nos cursos de graduação e nos cursos técnicos do Cãmpus Goiânia”, marcada para a manhã de quarta-feira, dia 7, das 9h às 12h, no Teatro do IFG.

A professora Luciene Araújo de Almeida reforçou o convite para que todos participem da mesa de diálogo: “A atuação da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) e as legislações vigentes”, que será realizada na manhã de quinta-feira, das 9h às 12h, no Teatro do IFG.


Oficinas

Além das mesas de diálogos, também serão realizadas oficinas na programação do evento, com objetivo de promover ações formativas e de integração entre os servidores. Dentre as oficinas, será realizada a oficina formativa: “Procedimentos para submissão de projetos de pesquisas na Plataforma Brasil, considerando a legislação ética vigente”, que ocorrerá, de modo virtual, nesta terça-feira, dia 6, das 14h às 15h30, e será proferida pelos docentes e membros do Comitê de Ética em Pequisa do IFG, Dagmar Dnalva Bezerra, do Câmpus Goiânia; Fabrício Vieira Campos, do Câmpus Jataí; e Lidiane de Lemos Pereira, do Câmpus Anápolis. Para participar, basta acessar o link pela Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/toj-tcft-wpu 

A Coordenação de Assistência ao Servidor do Câmpus Goiânia também promoverá a oficina “Gestão de conflitos no ambiente escolar: comunicação assertiva para relacionamentos profissionais saudáveis”, com a psicóloga da CAS, Rose Helen Shimabuku. A atividade será realizada no dia 6 de fevereiro, às 14 horas, e no dia 9, às 9 horas, no Auditório Demartin Bizerra.

Confira toda a programação aqui.


Serviço
Semana Pedagógica, de Formação e de Integração 2024/1
Data: 1 a 16 de fevereiro
Local: Câmpus Goiânia do IFG
Público-alvo: Servidores do Câmpus Goiânia


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página