Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade Acadêmica decide pela manutenção do período de férias em julho
pós-greve

Comunidade Acadêmica decide pela manutenção do período de férias em julho

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 17h45 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 13h59

Estudantes e servidores foram consultados em assembleias nos turnos matutino, vespertino e noturno

Com o retorno das atividades após o encerramento da greve dos servidores docentes e técnico-administrativos, a Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início ao processo de reestruturação do Calendário Acadêmico 2024. Como etapa preliminar, a comunidade acadêmica foi consultada nessa quinta-feira (04/07) para votar se o calendário reestruturado deveria manter as férias e recesso em julho desse ano ou se as datas deveriam ser postergadas para o mês de setembro. A manutenção das férias em julho foi vitoriosa, recebendo 541 votos, ante 154 da proposta concorrente.

As assembleias foram realizadas no pátio central do câmpus, nos três turnos, sendo conduzida pela diretora-geral, Adriana dos Reis Ferreira, pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I, Rafael Borges, e pela coordenadora de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor, Aline Rezende. No início de cada assembleia, a diretora-geral esclareceu à comunidade sobre os objetivos do encontro:

“Nós queremos estabelecer qual o cenário que vai ser melhor para nós. Para nós em qual sentido? O cenário que vai trazer melhor qualidade para o ensino, que vai trazer mais condições para a permanência e o êxito, que vai trazer mais condições para que o estudante tenha acesso às melhores formas de ensino, de pesquisa e de extensão durante todo o ano de 2024 - calendário letivo - que, pelo motivo da greve, vai se estender até 2025.” Pontuou Adriana na sua primeira intervenção da assembleia matutina.

Representantes de sindicatos também foram convidados para apresentar um balanço do movimento paredista e aproveitaram para reconhecer a importância do momento para democratização dos espaços de decisão, sobretudo junto aos estudantes. Antes da votação, servidores docentes e técnico-administrativos e alunos também puderam se manifestar sobre as propostas levadas para o debate. A dinâmica das discussões e da votação pode ser consultada no comunicado de convocação publicado no site.

Votação e resultado

Após o momento de defesas, a comunidade acadêmica foi convocada para votar em um dos cenários, sendo: férias para julho (proposta 1) ou para setembro (proposta 2). Foram registrados os seguintes votos: 298 (proposta 1) x 65 (proposta 2), no turmo matutino; 142 (proposta 1) x 53 (proposta 2), no turno vespertino; e 101 (proposta 1) x 36 (proposta 2), no turno noturno. A apuração final somou 541 votos para a proposta 1 e 154 para a proposta 2.

A partir do resultado, a equipe gestora do Câmpus Goiânia dará seguimento às demais etapas que envolvem a reestruturação do Calendário Acadêmico de 2024, dentre elas a realização das discussões nas instâncias institucionais, como colegiados e conselhos. De acordo com a orientação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFG, até o dia 30 de agosto a proposta deve ser submetida para apreciação do Conselho de Câmpus, sendo enviada para finalização do processo na reitoria até 6 de setembro (confira o cronograma proposto pela Proen).

Confira o Comunicado da Diretoria-Geral sobre o resultado das assembleias.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG