Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Crianças participantes dos cursos de extensão em música apresentam-se durante concerto no Teatro do IFG
Quinta Justa

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 09h10 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 14h41

As apresentações reunirão turmas dos cursos de Musicalização Infantil e Iniciação em Percussão, que concluem as atividades neste mês

As apresentações mostrarão os resultados de três turmas dos cursos de extensão de Musicalização Infantil e Iniciação em Percussão, com concertos apresentados por crianças de 6 a 14 anos.

Nesta quinta-feira, 6 de julho, três turmas dos cursos de extensão Musicalização Infantil e Iniciação em Percussão realizam concerto aberto ao público, às 19 horas, no Teatro do IFG. A apresentação marca a conclusão das atividades dos cursos de iniciação musical, oferecidos no Câmpus Goiânia, que são destinados a crianças da comunidade externa, entre 6 e 14 anos. A entrada nas apresentações é franca.

Os concluintes do curso de Musicalização Infantil apresentarão um espetáculo baseado no livro “O urso com música na barriga”, de autoria de Érico Veríssimo. Sob a coordenação da professora Rosana Araújo Rodrigues e da monitora Claudia Caetano de Oliveira Costa, a criançada irá demonstrar os conhecimentos musicais aprendidos no curso. No concerto, o público irá conferir uma proposta de musicalização, que se apoia na magia e riqueza da arte literária para, numa didática lúdica e criativa, proporcionar vivências estético-musicais diversificadas e enriquecedoras.

O curso de Musicalização Infantil consiste numa das ações do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc), executado no IFG - Câmpus Goiânia, e procura estimular a iniciação musical e a sensibilização para as artes em crianças de 6 a 8 anos.

Recital de Percussão

Ainda na noite desta quinta-feira, a turma do curso de extensão Iniciação em Percussão sobe ao palco do Teatro do IFG para recital, que associa a percussão e a criação musical, relacionando-as com outras formas de expressão artística (artes visuais, literatura, vídeo game, etc...). O repertório trará uma relação com a fábula de La Fontaine, com curtas de animação de diferentes países, com obra do pintor Wassily Kandinsky e com jogo de vídeo game inspirado na arte gráfica de Maurits Escher.

Segundo o professor de Música do IFG – Câmpus Goiânia, Ronan Gil, o repertório do recital proporciona um diálogo entre estas artes. “É fruto de um semestre de curso com inúmeras práticas criativas e interpretativas e mostra a versatilidade do diálogo entre música, novas tecnologias, artes visuais, improvisação, composição, literatura, amizade, empenho e dedicação na formação de novos músicos/artistas”.

O curso de Iniciação em Percussão também integra as ações do Properc e visa estimular a prática do estudo e da criação em percussão para alunos de 9 a 14 anos. Além do professor Ronan Gil, participam da ministração do curso os monitores Jean Paulo Gomes, Léia Cássia Paixão, Lucas Andrade, Lucas Davi de Araújo.

As atrações integram a programação do Quinta Justa, projeto que ocorre todas as quintas-feiras, no Teatro do IFG – Câmpus Goiania, promovendo atividades culturais gratuitas e abertas à comunidade, com artistas nacionais e internacionais. O Quinta Justa é uma atividade estimulada pela coordenação de artes e a coordenação do Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Sobre o Properc

O Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc) é realizado dentro das atividades do Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³), que congrega pesquisadores e colaboradores do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG).O Properc procura fomentar a pesquisa musical e sua difusão, o ensino, a prática e a extensão no campo da percussão, englobando áreas da performance, processos criativos, construção de novos instrumentos e inovação tecnológica, lutheria digital e interação computacional.

Por meio de ações deste núcleo, foi aprovado um programa de extensão, com financiamento do governo federal, via edital ProExt 2015. Com tal programa, inúmeros cursos de extensão foram criados, profissionais e artistas nacionais e internacionais têm visitado as instituições parceiras (IFG e UFG) e diversas ações artístico-culturais têm sido fomentadas. Todas as linhas de ação tem sido efetivadas dentro do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc).

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo site: www.extensao.ifg.edu.br/properc no Facebook: www.facebook.com/ProPerc

Serviço

Quinta Justa apresenta: Concerto e Recital com as Turmas de Musicalização Infantil e Iniciação em Percussão
Quando: 6 de julho (quinta-feira), às 19 horas.
Onde:  Teatro do IFG – Câmpus Goiânia ( Rua 75, nº 46. Centro. Goiânia – GO).
Entrada franca.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.