Estudantes podem se inscrever para o clube de leitura “Bem-Estar Entrelinhas”
Ação recebe inscrições até 12 de dezembro* e também é aberta a servidores e colaboradores do Câmpus Goiânia
Estão abertas as inscrições para o clube de leitura em saúde mental, bem-estar e conhecimento intitulado Bem-Estar Entrelinhas. A ação é um projeto de ensino que será desenvolvido pela psicóloga da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) do Departamento 3, Júlia Andrès Rossi, com colaboração da assistente de alunos do mesmo departamento, Paula Adornelas de Oliveira, e a pedagoga da CAPD do departamento 2, Lara França Rocha de Assis. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online disponibilizado pela organização do projeto. O prazo vai até dia 12 de dezembro.
O objetivo da ação é oferecer um espaço de leitura e reflexão que promova acolhimento, autoconhecimento e saúde mental aos participantes, além de fomentar o hábito da leitura como prática de apoio emocional, gerando protagonismo estudantil e facilitar a compreensão de temas como autocuidado e inteligência emocional. A ação é voltada aos estudantes, principalmente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, servidores e colaboradores do Câmpus Goiânia.
A primeira obra trabalhada pelo clube de leitura será o livro Nação Dopamina, da professora de psiquiatria e medicina da adicção da Universidade de Standford, Anna Lembke. De acordo com Júlia Rossi, organizadora do projeto, o conteúdo do livro, que trata sobre o impacto da dopamina na saúde mental e no comportamento das pessoas será abordado de forma gradual e aprofundada, durante os encontros quinzenais do clube. O primeiro deles está agendado para o dia 17 de dezembro. As atividades serão presenciais, às terças-feiras, das 13h às 15 horas, na sala de reuniões do Departamento de Áreas Acadêmicas 3.
A previsão é trabalhar com um a dois livros por semestre, a depender da complexidade da obra escolhida. “A cada novo semestre, novas obras serão selecionadas pelos participantes, promovendo a autonomia e o protagonismo estudantil na escolha das leituras. As inscrições serão feitas por semestre, via formulário online. Porém, tendo em vista que o grupo ainda será montado, a leitura inicial será indicada pela coordenadora e posteriormente, para próximas edições, escolhido e votado entre os participantes do projeto”, explica Júlia.
Para a primeira obra, o projeto conta a seguinte programação*:
- 1º encontro: 17 de dezembro de 2024 – Introdução ao projeto e leitura inicial (Introdução do livro);
Pausa para as férias – 20 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025. - 2º encontro: 14 de janeiro de 2025 – Discussão dos capítulos 1 e 2 (Exploração dos conceitos iniciais de dopamina e seus impactos);
- 3º encontro: 28 de janeiro de 2025 – Capítulos 3 e 4 (Debate sobre os mecanismos de recompensa e vício);
- 4º encontro: 11 de fevereiro de 2025 – Capítulos 5 e 6 (Reflexão sobre o papel da dopamina nas escolhas pessoais e sociais);
- 5º encontro: 25 de fevereiro de 2025 – Capítulos 7 e 8 (Análise de estratégias de equilíbrio e autorregulação);
- 6º encontro: 11 de março de 2025 – Capítulos 9 e 10 (Discussão sobre mudanças comportamentais e alternativas ao vício em dopamina);
- 7º encontro: 25 de março de 2025 – Capítulo 11 e Epílogo (Reflexões finais e aplicação prática dos conceitos);
- 8º encontro: Encontro de encerramento do projeto, avaliação e sugestões de livros para o próximo semestre (data a definir).
O projeto de ensino integra as ações da campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que promove ações voltadas ao bem-estar coletivo no ambiente do câmpus. Mais informações podem ser obtidas na CAPD do Departamento 3 - (62) 3227-2835 ou capd3.goiania@ifg.edu.br .
*Matéria atualizada em 5 de dezembro de 2024, em virtude de alteração no cronograma do projeto.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais