Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia marca abertura da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia
SECITEC GOIÂNIA 2017

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 11h16 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 08h15

A solenidade foi acompanhada pelos públicos interno e externo à Instituição

Coordenadora do Bacharelado em Química, Alessandra Rodrigues, gerente de pesquisa e extensão, Sérgio Botelho, diretora-geral do IFG - Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, e o coordenador da Semana da Matemática, Julio Cesar Vasquez compuseram a mesa diretiva

Estudantes, professores, servidores e membros da comunidade externa ao Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia participaram nesta manhã, dia 17, da abertura da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura da Instituição (Secitec Goiânia 2017). Compuseram a mesa diretiva da solenidade a diretora-geral da unidade, Maria de Lourdes Magalhães, o gerente de pesquisa e extensão do câmpus, Sérgio Botelho, a coordenadora do Bacharelado em Química, Alessandra Rodrigues Duarte, e o coordenador da 8ª Semana da Licenciatura em Matemática, Julio Cesar Vasquez.

O evento, que será realizado no Câmpus Goiânia até o dia 19 de outubro, oferece aos públicos interno e externo à Instituição uma programação diversificada, com mais de 100 atividades, entre minicursos, palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações culturais, dentre outras. Fazem parte também da programação a 2ª edição da Semana da Química e a 8ª Semana da Licenciatura em Matemática.

Conforme enfatizou o professor Sérgio Botelho, a intenção da Secitec é integrar os conhecimentos de diversas áreas, aproximando-o não apenas dos estudantes do Instituto, mas alcançando também a comunidade. “O conhecimento nos liberta. Ele não pode ficar enclausurado nos limites das instituições”, acrescentou.

A diretora-geral do câmpus, Maria de Lourdes, também frisou a importância de retomar a realização da Secitec, tendo em vista a expansão do que o Câmpus Goiânia tem produzido em prol do avanço social e tecnológico em Goiás. “Estamos resgatando uma tradição da nossa Instituição. A Secitec sempre representou um momento de coroamento da nossa produção acadêmica, técnica e cultural. Nossa missão vai além da nossa vocação em desenvolver as novas gerações através do conhecimento, da pesquisa e da extensão. Nosso papel é participar da sociedade de forma ativa, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico, especialmente do Estado, principalmente na cidade de Goiânia”, completou.

A Secitec é um evento institucional e segue a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “A Matemática está em tudo”. As atividades são abertas ao público em geral, que pode inscrever-se gratuitamente pelo site do evento. Vale lembrar que os inscritos receberão certificados.

Além das atividades, o público poderá conferir de perto projetos e pesquisas realizadas por estudantes, professores e servidores do IFG – Câmpus Goiânia ao visitar os estandes localizados no pátio entre a Cinemateca e a Biblioteca.

Saiba mais sobre as atividades que serão realizadas durante a Secitec no site do evento.

Veja mais imagens do primeiro dia de evento.

Matemática

Professor da Universidade Federal de Goiás, Ronaldo Garcia ministrou palestra sobre conceitos e aplicações matemáticas

Logo após a solenidade de abertura da Secitec, o público pode conferir a palestra “Ideias, conceitos e aplicações da Matemática”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás, Ronaldo Garcia.

A atividade integra a 8ª Semana da Licenciatura em Matemática do IFG – Câmpus Goiânia. Nela, Ronaldo abordou conceitos relacionados ao contexto histórico da Matemática e sua aplicabilidade, além de sua disseminação entre os estudantes e pesquisadores.

Ronaldo Garcia tem um vasto currículo focado na melhoria do ensino matemático em Goiás, atua na formação de profissionais nesta área e sua produção tem como objetivo a difusão da cultura matemática no país.

Além da palestra, outras atividades relacionadas à 8ª Semana da Licenciatura em Matemática do Câmpus Goiânia estão programadas para serem realizadas durante todo o dia de hoje, 17, até o dia 19 de outubro. Para saber mais, acesse o site do evento, hospedado na página da Secitec Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.