Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Uso do Google Earth em pesquisas é tema de minicurso
SECITEC GOIÂNIA 2017

Uso do Google Earth em pesquisas é tema de minicurso

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 15h13 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 08h15

Participantes puderam aprender sobre as funcionalidades da ferramenta que disponibiliza mapas em três dimensões

Minicurso foi realizado durante a Secitec do IFG - Câmpus Goiânia

O minicurso “Uso de imagens de satélite para estudos do meio ambiente”, ministrado pelo professor do IFG – Câmpus Goiânia, Édipo Henrique Cremon, abordou de que forma softwares como o Google Earth podem auxiliar em pesquisas e demais estudos em áreas como Meio Ambiente, Mineração, Geoprocessamento, Cartografia e Agrimensura, entre outras. A atividade fez parte da programação do segundo dia, 18, da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) Câmpus Goiânia.

Desenvolvido pela empresa Google, o aplicativo permite ao usuário navegar por mapas em três dimensões. Com ele, é possível “passear” por qualquer lugar do planeta Terra, ter uma visão geral ou detalhada de determinada área, perceber o crescimento geográfico de uma região, cidade ou estado, isso só para citar algumas das funcionalidades do aplicativo.

De acordo com o professor, a ferramenta pode ser perfeitamente utilizada para auxiliar em estudos que envolvam a observação de uma área geográfica. Foi por meio do Google Earth, por exemplo, que as estudantes do antigo curso de tecnologia em Geoprocessamento do IFG – Câmpus Goiânia, Gisele Andreia Rodrigues e Eliete Gonçalves, puderam analisar os impactos do crescimento urbano na região do Ribeirão Anicuns.

Além de disponibilizar imagens atuais, o aplicativo também oferece uma visão de como era determinado local anos atrás por meio do recurso “imagens históricas”. Édipo explicou que, ao clicar no ícone de relógio (que aparece na parte superior do Google Earth), é possível acessar imagens antigas da região selecionada. Por aí o pesquisador pode, por exemplo, fazer uma análise do quanto a área foi desmatada, ou inundada, em casos de locais utilizados para a construção de usinas hidrelétricas.

Conforme explicou o professor, a ferramenta fornece imagens de alta resolução, captadas por diversos satélites, e disponibilizadas de maneira homogênea. Com isso, permite melhor visibilidade, localização e posicionamento, o que torna o Google Earth uma opção para auxiliar em estudos que envolvam análises geográficas e afins.

Mais atividades

A programação da Secitec do IFG – Câmpus Goiânia continua durante todo o dia 18 e 19 de outubro, com diversas atividades de capacitação e atualização profissional, todas gratuitas. Ainda é possível se inscrever, por meio do site do evento.

Além dos minicursos, palestras, oficinas e mesas-redondas, os participantes ainda podem conferir as apresentações culturais, realizadas pelos estudantes da área de Artes do IFG – Câmpus Goiânia, e conferir projetos e pesquisas desenvolvidas na Instituição, disponíveis nos estandes.

A Secitec é um evento institucional aberto à comunidade externa. O objetivo é apresentar o que o Câmpus Goiânia tem produzido – pesquisas, projetos, entre outras ações – para a sociedade.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.