Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Nupefil propõe debate e reflexão sobre crise

Seminário Nupefil propõe debate e reflexão sobre crise

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h32 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 11h06

Evento será realizado no IFG – Câmpus Goiânia até o dia 1º de novembro

Mesa diretiva foi composta pelos professores Maria Eliane, Ruberley Rodrigues, Sirlon Diniz e Rogério dos Santos

Pensar, de forma crítica, o contexto da crise que se instaura no país. Esse é um dos principais objetivos do III Seminário Nupefil e do VII Encontro de Filosofia do Instituto Federal de Goiás, que começou nesta segunda-feira, 30 de outubro, e vai até o dia 1º de novembro no Câmpus Goiânia. Os eventos contarão com palestras, mesas-redondas, comunicações orais de trabalhos de alunos e professores da unidade, dentre outras atividades.

A abertura contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza; do coordenador de Pesquisa e Inovação do IFG – Câmpus Goiânia, Sirlon Diniz de Carvalho; do coordenador das áreas de Ciências Humanas e Filosofia da unidade, Rogério dos Santos. Na ocasião, eles compuseram a mesa diretiva, juntamente com a coordenadora do evento, Maria Eliane Rosa de Souza. Houve ainda apresentação musical, comandada pelos professores Felipe Valoz (violão) e Rosana Araújo Rodrigues (flauta).

O pró-reitor, Ruberley Rodrigues, frisou a importância de a comunidade acadêmica estar presente em uma iniciativa como essa, que instiga o pensamento crítico em um momento no qual se fala tanto sobre crise no Brasil. “Discutir Filosofia e Política é fundamental nos dias de hoje. Não é discutir partido A ou B, mas sim a situação política do país”, afirmou.

O coordenador de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia, Sirlon Diniz, ressaltou a importância da Filosofia para a Ciência e Tecnologia, enfatizando a sua interdisciplinaridade. “Ela tem a responsabilidade de extrapolar conceitos e fazer a gente pensar. Os pensamentos que vêm da Filosofia são pilares para o que temos hoje”, falou ao abordar as inovações tecnológicas da atualidade, como os celulares e tabletes.

Participação

A abertura do seminário lotou a Cinemateca do IFG – Câmpus Goiânia, principalmente com a participação de alunos dos cursos técnicos e superiores da unidade. O professor Rogério dos Santos aproveitou a oportunidade para lembrar os estudantes da relevância tanto da Filosofia, quanto da Sociologia, no currículo acadêmico. “Elas estão presentes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas Licenciaturas, como Filosofia da Educação, e nos Bacharelados, em Ética e Legislação”, reforçou.

A coordenadora do evento, Maria Eliane, ficou motivada com tamanha participação dos estudantes e enfatizou a importância de ter um significativo número de trabalhos inscritos vindos dos discentes. Para ela, esse é o combustível do seminário.

Alunos dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Goiânia lotaram a Cinemateca, durante abertura do Seminário Nupefil

Programação

Logo após a abertura, os alunos puderam assistir à palestra “A crise do sujeito e a Filosofia da diferença como perspectiva”, com o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wanderley Ferreira Junior.

As atividades do evento continuam até o dia 1º de novembro no Câmpus Goiânia. Nesta segunda-feira, 30, por exemplo, haverá no período vespertino, sessões de comunicações orais no auditório Julieta Passos e no auditório Djalma Maia, além dos minicursos “Dialética do esclarecimento e a sociedade de consumo: contemporização e perspectivas”, com o professor Sandro Henrique Ribeiro (IFG), e “Ética como amor de si, um contraponto à ética como amor próprio”, com a professora Marisa A. Vento (IFG).

Para saber mais sobre a programação, acesse o site do evento.

Ainda é possível se inscrever nas atividades, que valerão certificado. Para tanto, acesse a página do seminário.

Confira mais imagens no Facebook do Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.