Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Predadores Baja IFG conquista prêmio como melhor equipe da região Centro-Oeste na 24ª Competição Baja SAE Brasil
Destaque

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 11h46 | Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 10h49

A equipe representante do IFG também foi a única participante do estado de Goiás no desafio

Equipe Predadores Baja IFG durante apresentação do veículo no Câmpus Goiânia.

Equipe Predadores Baja IFG, composta por estudantes das Engenharias Mecânica e de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), recebeu premiação pela conquista como melhor equipe da região Centro- Oeste, na 24 ª Competição Baja SAE Brasil, realizada nos dias 22 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos (SP). Em sua primeira participação no torneio, que envolve o desenvolvimento de um veículo off road , a equipe do IFG foi a única representante de Goiás na disputa e também marcou a primeira vez que o estado teve um time participando de uma edição do desafio nacional.

“A gente está muito feliz por representar não só o IFG, mas o estado de Goiás. Foi a primeira vez que uma equipe de Goiás esteve presente numa competição do Baja SAE Brasil”, ressalta o capitão do Predadores Baja IFG e estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia, Vini Marco.

O Predadores Baja IFG recebeu a premiação de melhor equipe da região Centro-Oeste dentre seis times de instituições de ensino públicas e particulares da região que participaram dessa edição do desafio. No ranking geral, o time do IFG classificou-se em 51º de 83 equipes participantes. Para celebrar a conquista, a equipe realizou uma exposição do veículo nesta terça-feira, 27, de manhã, em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia, aberta à comunidade acadêmica.

Para o estudante de Engenharia Mecânica e integrante da equipe Predadores Baja IFG, Matheus Barros, o resultado foi muito positivo. “Por ser nossa primeira competição, nós estamos muito felizes por ter levado o prêmio de melhor equipe da região Centro-Oeste”.

O Predadores Baja IFG é um projeto de extensão, sob a orientação do professor do Câmpus Goiânia, Ildeu Lúcio Siqueira. Integram a equipe os estudantes: Guilherme Augusto Alvin, Luiz Felipe Azevedo, Matheus Mendes,  Matheus Barros, Izak Nunes, Muriel Vinhal, Jonathas Ramos, Paula Espellet, Lucas Campos, Pedro Henrique Borges, Thiago Alexandre Santos, Rafael Moura, Sara Gabriela Rodrigues, Vini Marco Vasconcelo, Victor Herzog e Julyelly Roberta de Sousa. Colaboram também com o projeto os professores Sebastião Gonçalves, Vinícius Carvalhaes e o técnico-administrativo Paulo Resende.

Competição
A 24ª Competição Baja SAE Brasil envolveu uma série de etapas, como briefing (apresentação do projeto e do desenvolvimento do veículo), provas de segurança e de dinâmicas, que testaram o desempenho do veículo, até chegar à corrida numa pista para veículos off road. Na corrida, o carro foi pilotado pelo estudante de Engenharia Mecânica, Matheus Mendes.

Para a construção do veículo, o estudante de Engenharia Mecânica, Pedro Henrique Borges, revela que o carro custou em torno de R$ 35 mil. Esse valor foi angariado por meio de patrocínios junto a empresas e captado por meio de acordo de cooperação mútua entre o IFG e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) para as atividades desse projeto de extensão.

Sobre as experiências proporcionadas pela participação no desafio, além da disputa por si só, os estudantes enfatizam a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula. “É muito diferente a realização de um projeto, a sala de aula e a realidade. Fica nosso incentivo aos estudantes das engenharias a realizarem projetos de extensão. Isso é um diferencial para o aluno”, enfatiza o estudante de Engenharia de Controle e Automação, Caio Camilo de Sousa.

Próximos projetos

A equipe Predadores Baja IFG tem por objetivo levar o nome do Instituto e do estado de Goiás para as próximas competições do programa Baja e continuar aprimorando o veículo. O time almeja ainda formar uma regional Centro-Oeste com a participação das equipes Baja no estado de Goiás, que integre estudantes de Engenharias de instituições de ensino superior goianas.

Estudantes apresentaram o veículo para a comunidade do Câmpus Goiânia nesta terça-feira, 27, em frente à biblioteca.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.