Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para seleção de monitores e exame de proficiência

Inscrições abertas para seleção de monitores e exame de proficiência

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 08h40 | Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 09h52

O prazo de inscrição nos editais vai de 29 de março a 4 de abril, exclusivamente pelo site

Estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia interessados em participar de seleção para monitorias remuneradas e do exame de proficiência podem se inscrever nos editais. O prazo de inscrição vai de 29 de março a 4 de abril, exclusivamente pelo site, na página Editais do Ensino.

Monitoria
São 40 bolsas de monitorias remuneradas destinadas aos discentes regularmente matriculados e que estejam cursando disciplinas da matriz curricular dos respectivos cursos regulares presenciais no primeiro semestre letivo de 2018. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 360, para exercerem atividades referentes à monitoria no período letivo, que vai de 26 de março a 28 de julho de 2018.

As inscrições para a seleção de monitores serão realizadas exclusivamente pelo site no Câmpus Goiânia, no link “Editais de Monitoria”, que pode ser acessado no menu Ensino.

Seleção monitoria
Na seleção, são exigidos os seguintes requisitos: ter obtido aprovação na disciplina que pleiteia a monitoria, com nota igual ou superior a seis; ter disponibilidade de 20 horas semanais para realizar as atividades de monitoria nos horários definidos pelos departamentos de áreas acadêmicas, sem prejuízo das atividades acadêmicas do curso; não possuir vínculo empregatício; não ser beneficiário de outro tipo de bolsa institucional (iniciação científica e tecnológica, estágio, etc.); não estar cumprindo penalidade disciplinar de suspensão.

Os inscritos passarão por uma seleção em duas etapas: 1 - classificação através do coeficiente de rendimento obtido através de histórico escolar; e 2- entrevistas. As datas, horários e locais das entrevistas serão divulgados no dia 9 de abril, pelos departamentos acadêmicos, e as entrevistas com os candidatos serão realizadas entre os dias 10 e 12 de abril.

O resultado preliminar será divulgado pelos departamentos acadêmicos no dia 16 de abril, com prazo para interposição de recursos nesta mesma data. O prazo para os departamentos de áreas acadêmicas publicarem o resultado final do processo seletivo de monitoria remunerada vai de 17 a 18 de abril.

Os selecionados deverão assinar termo de compromisso e entregar a documentação estipulada pelo edital nos departamentos acadêmicos nos dias 18 a 20 de abril. O início da monitoria ocorrerá em 23 de abril, com término no dia 28 de julho.

Acesse o edital de monitoria remunerada 2018/1.

Faça sua inscrição.

Exame de Proficiência
O exame de proficiência é destinado aos alunos das graduações do IFG – Câmpus Goiânia. Os aprovados no exame ficarão dispensados de frequentar a referida disciplina e poderão se matricular em disciplinas subsequentes, caso haja vaga disponível. O estudante poderá se inscrever em uma ou mais disciplinas, desde que a mesma não exija pré-requisito que ele não tenha sido aprovado. É preciso solicitar inscrição individual em cada disciplina.

Para se inscrever, o aluno deve preencher a ficha de solicitação, disponível no anexo 1 do edital, anexar os documentos comprovantes e fazer o upload da documentação, em formato .PDF, que atenda a uma das condições do artigo 4º da Resolução 18/2011, como: demonstrar extraordinário domínio de conteúdos por meio do histórico escolar; ser portador de certificado de conclusão de estudos em cursos regulares da educação profissional ou em outras modalidades de ensino; e comprovar domínio de conhecimentos obtidos, a partir de competências adquiridas no trabalho, por meios formais ou não formais.

As disciplinas disponíveis para o exame de proficiência, resultantes dos pedidos deferidos, estão vinculadas à matriz curricular do curso e serão avaliadas conforme o plano de ensino, e os seus conteúdos devem constar do programa vigente aprovado no Conselho Departamental responsável, observando o projeto do curso.

Provas
As avaliações serão aplicadas nos dias 12 a 14 de abril, conforme definição dos departamentos acadêmicos. As inscrições deferidas, os locais e horários das provas, bem como o conteúdo programático, serão divulgados no site do Câmpus Goiânia no dia 10 de abril. Será considerado aprovado o candidato que alcançar média igual ou superior a oito. O resultado do exame de proficiência será publicado no dia 18 de abril.

Acesse o edital do exame de proficiência 2018/1 do Câmpus Goiânia

Faça sua inscrição.