Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos são premiados com medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica 2016

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 17h53 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 16h41

Henrique de Souza Melo e Mikael Brenner Vieira de Oliveira, estudantes do quarto ano do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), venceram a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016 e conquistaram medalhas de bronze na competição.

A entrega das medalhas aos alunos ocorreu na última terça-feira, dia 17, pelas mãos do chefe de departamento de áreas acadêmicas 4 do Câmpus Goiânia, professor Hipólito Barbosa Machado Filho, e também pelo professor e supervisor de aplicação das provas da OBR no Câmpus Goiânia, professor Fábio da Silva Marques, no Câmpus Goiânia.

É a primeira vez em que discentes do câmpus participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, já conquistando uma posição entre os melhores classificados na etapa nacional. Os alunos Henrique e Mikael integram a equipe do Grupo de Robótica Livre (Gyn Bot) do IFG – Câmpus Goiânia, coordenador pelo professor Fábio Marques. O resultado final da competição foi divulgado no final do ano passado, porém, a entrega das medalhas para os estudantes só foi realizada após o retorno das aulas no Câmpus Goiânia neste mês de janeiro.

Incentivo

Um dos estudantes premiados, Henrique de Souza Melo, acredita que é simples participar da competição e está muito satisfeito com a conquista. Para ele, a Olimpíada contribui como incentivo, para despertar nos alunos o interesse pelo curso de Eletrônica, pois, segundo ele, na competição, é possível aplicar os conteúdos da área. Ele incentiva também outros estudantes dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações do Câmpus Goiânia a participarem da OBR 2017. “ A Olimpíada ajuda a despertar no aluno o interesse pelo curso, pois permite que a gente veja o mundo da Eletrônica participando dessa competição, de preferência, desde os ingressantes até quem está no quarto ano. Isso evita que muitos estudantes não finalizem o curso, por não enxergarem uma aplicação dos conteúdos”, ressalta Henrique Melo.

A primeira fase da OBR 2016 ocorreu no dia 17 de junho do ano passado, e a segunda, no dia 19 de agosto. Segundo o professor Fábio Marques, a expectativa é participar da OBR em 2017 e espera que mais turmas dos cursos técnicos integrados em Eletrônica e Telecomunicações participem da competição tanto nas modalidades práticas quanto teóricas. A intenção é a de que turmas, desde o 1º ano do curso técnico integrado, participem da competição, destinada a qualquer aluno do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas ou privadas de todo o país e que tenham até 19 anos. As inscrições para a OBR 2017 estão abertas e o prazo segue até dia 20 de maio.

Mais informações no site da OBR: http://www.obr.org.br/

Coordenação de Comunicação de Social do Câmpus Goiânia.