Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia promove ações para discutir a importância do bem-estar emocional
SETEMBRO AMARELO

Câmpus Goiânia promove ações para discutir a importância do bem-estar emocional

Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 13h15 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 10h10

Além de palestras e oficinas, servidores espalharam cartazes e placas com mensagens motivacionais pela unidade

Placas com mensagens positivas foram disponibilizadas na entrada dos alunos

Alunos e servidores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) se depararam com uma paisagem modificada na unidade a partir desta segunda-feira, 10. Isso porque foram espalhadas pelo câmpus diversas placas, post-its e cartazes com mensagens motivacionais, em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Atendimento local

Apoio Pedagógico ao Discente
Depto I: 3227-2824
Depto II: 3227-2868
Depto III: 3227-2835
Depto IV: 3227-2728
Assistência Estudantil: 3227-2773
Assistência ao Servidor: 3227-2772

Atendimento C V V:  disque 188

As mensagens estão nas portarias do câmpus, nos banheiros e nos murais de divulgação, fixados nos pátios e corredores. Em alguns cartazes, as equipes de Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) disponibilizaram etiquetas destacáveis contendo contato de instituições que realizam acompanhamento psicológico gratuito ou de baixo custo, para que a comunidade interna possa retirá-las e, se caso for, procurar auxílio para enfrentar um momento difícil.

Para dar amplitude ao objetivo da campanha Setembro Amarelo, servidores, alunos e trabalhadores terceirizados do Câmpus Goiânia podem fotografar as placas, cartazes e post-its e postar nas redes sociais com a hashtag: #ifgnosetembroamarelo.

Ações

A iniciativa das mensagens motivacionais faz parte de uma série de ações que o Câmpus Goiânia tem promovido durante o mês de setembro para lembrar da importância do bem-estar mental e como ele pode refletir em vários aspectos na vida das pessoas. Na última segunda-feira, 10, o Centro de Valorização à Vida (CVV) ministrou palestra com a temática da campanha contra o suicídio, em parceria com a Direção-Geral do Câmpus e das coordenações de Assistência ao Servidor, de Eventos e de Apoio Pedagógico ao Discente. Na ocasião, a árvore solar do câmpus recebeu uma iluminação amarela, que permanecerá durante todo o mês.

Equipe do CVV ministrou palestra sobre prevenção ao suicídio no Câmpus Goiânia

Para a psicóloga da CAPD do Departamento de Áreas Acadêmicas IV, Luisa Paixão, essa mobilização têm despertado o interesse dos alunos para discutir questões relacionadas ao cuidado com a saúde mental. De acordo com ela, após o início da campanha, agremiação do curso de Engenharia de Controle e Automação procurou a coordenação para sugerir ações, como rodas de conversas, que abordam a temática relacionada ao cuidado com bem-estar psicológico.

Além de chamar atenção para se discutir temas relacionados à depressão, ansiedade, angústia, entre outros, a campanha reforça junto a comunidade acadêmica o papel das CAPDs e da Coordenação de Assistência Estudantil e como elas podem auxiliar o aluno que está passando por um momento que requer atenção. Vale lembrar que atendimento semelhante também é realizado pela CAS, voltado aos servidores.

Luisa explica que a atuação das Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente, que contam com profissionais da área da Psicologia, executam um trabalho preventivo, fazem o acolhimento do estudante, aproximam esse aluno dos familiares e realizam o encaminhamento a instituições que possam acompanhá-lo com terapia ou outras formas de tratamento.

Nesse sentido, a CAPD do Departamento de Áreas Acadêmicas II promove, dentro das ações voltadas ao Setembro Amarelo, a oficina Bem me quer, mal me quer: como o IFG afeta minha vida. A atividade será desenvolvida durante quatro encontros, sempre às quartas-feiras, entre os dias 19 de setembro a 10 de outubro, na sala S-202. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, presencialmente, na CAPD do DAA II até o dia 17 de setembro.

Banner de divulgação da Oficina Bem me quer, mal me quer: como o IFG afeta minha vida

A psicóloga Larissa Goulart, da CAPD do DAA II, explica que essa ação é voltada especificamente aos alunos dos cursos técnicos integrados do câmpus e tem o objetivo de promover um momento de fala, para estimular os jovens a conversarem sobre seus anseios e preocupações e como o IFG tem influenciado nessas questões.

Durante os encontros, serão discutidas as temáticas relacionadas ao ambiente escolar, vestibulares, Enem e projetos de vida. “A ideia é proporcionar um espaço de trocas, vivências e percepções”, acrescenta Larissa. Ela completa que, à medida que o estudante fala sobre aquilo que te causa angústia, já é um caminho para que ele perceba novas perspectivas. Além disso, a psicóloga acredita que a iniciativa será uma ferramenta para pautar futuras ações institucionais, no sentido de acolher e melhorar o atendimento aos estudantes.

Além dos alunos, as ações também contemplam os servidores do câmpus. Na próxima segunda-feira, a Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) e a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) promovem a palestra A Inteligência Emocional em 12 perguntas.

O evento conta com participação do Instituto de Múltiplas Inteligências e Desenvolvimento Emocional (Mide) e será aberto às comunidades interna e externa. A palestra será realizada no Teatro, às 19h30, e as inscrições podem ser feitas online

Para saber mais sobre a palestra, acesse o menu Eventos da página do Câmpus Goiânia.

Acompanhe as atualizações sobre a campanha Setembro Amarelo na unidade nas redes sociais seguindo a hashtag: #ifgnosetembroamarelo.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.