Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da Escola Municipal São José visitam o câmpus Goiânia Oeste

Estudantes da Escola Municipal São José visitam o câmpus Goiânia Oeste

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 14h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal São José no bairro Primavera, visitaram o Câmpus Goiânia Oeste na última semana de novembro.

A visita, realizada dia 28 de novembro, foi uma das ações previstas no projeto “Laboratório de ensino para apoio didático-pedagógico a professores e alunos da rede pública de ensino de Goiânia/GO”, coordenado pelo professor Leonardo Martins da Silva e que conta com a participação de alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso técnico em Nutrição e Dietética.

O projeto, que conta com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão, tem como objetivos produzir e experimentar recursos didáticos e metodologias de ensino de geografia para os processos de ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, e estabelecer elos entre teoria e prática para os acadêmicos do câmpus Goiânia Oeste.

Segundo o professor Leonardo Martins, o projeto extensão foi pensado a partir da disciplina Fundamentos e Metodologias do ensino de Geografia, que em sua ementa prevê o estudo e a produção de metodologias de ensino e recursos didáticos. “Sempre experimentávamos o produto da disciplina apenas entre os acadêmicos do curso de pedagogia, apenas simulando situações de ensino. Sentíamos que alguns temas abordados poderiam ser ricos aos professores da comunidade, uma vez que exigem do professor habilidade na produção dos recursos e que diversos materiais nem sempre as escolas da rede pública possuem. As alunas da graduação sempre solicitavam a presença das crianças ou mesmo estarem em sala de aula para entender a viabilidade didático-pedagógica do que era produzido no Laboratório de Ensino de Geografia”, explicou o professor.

Assim surgiu a proposição do projeto, que foi idealizado para atender uma escola da rede pública de ensino de Goiânia, produzindo e experimentando metodologias e recursos em três temas da geografia: alfabetização cartográfica, natureza e seus fenômenos, sociedade e dinâmicas espaciais.

Durante a visita, 20 alunos da Escola Municipal São José conheceram os espaços do câmpus, participaram de uma aula com o tema Alfabetização Cartográfica no Laboratório de Ensino e utilizaram a brinquedoteca.

“De forma preliminar já podemos avaliar que os resultados foram alcançados, pois além de atender a comunidade, proporcionando suporte a professora participante e a seus alunos, o projeto possibilitou às acadêmicas de pedagogia, uma maior reflexão entre as teorias e práticas de ensino, assim como vivenciar a docência em geografia, algo importante para o processo de formação desse profissional da educação, o pedagogo”, conclui o coordenador.

O projeto, que será finalizado em julho de 2019, prevê ainda o desenvolvimento de mais dois módulos com os temas: natureza e seus fenômenos, espaço e sociedade.

Comunicação Social/ Câmpus Goiânia Oeste