Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Escolhidas as comissões eleitorais local e central para escolha do novo diretor do câmpus
ELEIÇÃO

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 17h37 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

A partir de amanhã, dia 08, e até o dia 17 de maio, os candidatos ao cargo poderão se inscrever no protocolo do câmpus

Ontem, dia 06, em reunião na reitoria do IFG, a comissão designada pelo Conselho Superior da instituição para acompanhar o processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha dos diretores-gerais dos câmpus Águas Lindas de Goiás, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás, juntamente com as comissões eleitorais locais de cada câmpus elegeram os integrantes da Comissão Eleitoral Central que irão supervisionar a campanha eleitoral nos quatros câmpus.

Na última sexta-feira, dia 03, a pró-reitora de ensino e representante da comissão designada pelo Consup, Oneida Cristina Gomes Irigon, esteve no IFG Câmpus Goiânia Oeste para acompanhar o processo de escolha dos representantes da Comissão Eleitoral Local. Foram eleitos seis representantes dos discentes escolhidos pelos próprios alunos, sendo três titulares e três suplentes. Os discentes titulares da Comissão Eleitoral Local são: Carla Roberta Aleixo de Souza, Natálie de Aquino Borges e Luiz Gustavo de Jesus Ribeiro. Os três suplentes são: Nicoly Franco Pinheiro, Ana Clara Mendonça Teles Gomes, Laura Rodrigues Montalvão.

Dentre os docentes, também foram eleitos pelos pares três titulares e três suplentes para integrarem a comissão. Os titulares são: Patrícia Silva Nunes, Fernanda da Silva Oliveira e Alessandro da Costa. Os suplentes são: Karla de Aleluia Batista, Karinne Machado Silva e Thays Angélica de Pinho. Os técnicos-administrativos também elegeram seis representantes, sendo três titulares e três suplentes. Os titulares são: Bruna Mangabeira Ferreira de Medeiros, Tiago Abimael Viera Duarte e Aline de Moraes Rocha. Os suplentes são: Patrícia Sampaio, Greice Carla Cassiano Matos e Izadora Carolina Rabelo Candido.

Durante a reunião de ontem, dia 07, na reitoria foram definidos entre os noves representantes titulares da Comissão Eleitoral Local, o presidente, o vice-presidente e o secretário da comissão. A professora Fernanda da Silva Oliveira assumiu a presidência, a técnica-administrativa Aline de Moraes Rocha a vice-presidência e a técnica-administrativa Bruna Mangabeira Ferreira de Medeiros a secretaria da comissão. Dentre os os noves representantes titulares da Comissão Eleitoral Local, três foram eleitos para integrarem também a Comissão Eleitoral Central, os docentes Patricia Silva Nunes, Alessandro da Costa e o técnico-administrativo Tiago Abimael Vieira Duarte.

Por meio desse processo eleitoral a comunidade acadêmica poderá escolher pela primeira vez o diretor-geral do câmpus, pois, durante os primeiros cinco anos de um câmpus em implantação na instituição, o diretor é designado pelo reitor do IFG. Como os processos eleitorais para escolha de diretores-gerais nos 14 câmpus da instituição ocorrem concomitantemente à eleição para escolha do reitor, o primeiro diretor-geral eleito do IFG Câmpus Goiânia Oeste terá um mandato tampão de duração de dois anos, até as novas eleições para reitor em 2021.

Cronograma do Processo Eleitoral

A partir de amanhã, dia 08, e até o dia 17 de maio os candidatos poderão se inscrever no Setor de Protocolo do câmpus. Podem se candidator  ao cargo de diretor(a)-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste docentes ou técnico-administrativos ocupantes de cargo de nível superior que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e que atendam a pelo menos um dos quatro requisitos presentes no regulamento: possuir o título de doutor; estar posicionado na Classe D-lV; possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ter concluído, com aproveitamento satisfatório, curso de formação para exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Não podem se candidatar servidores que tenham sido penalizados em sindicância ou processo administrativo disciplinar, durante o período de penalização; condenados em processo de improbidade administrativa, se não houver ainda a prescrição da sanção; condenados  por crime falimentar, sonegação fiscal, prevaricação, corrupção ativa ou passiva e peculato; e também integrantes das Comissões Eleitorais Local e Central.

O período de campanha eleitoral referente ao primeiro turno ocorrerá entre os dias 27 de maio a 7 de junho. As eleições desse primeiro turno estão marcadas para acontecer no dia 12 de junho. Nos locais em que houver segundo turno, as eleições irão ocorrer no dia 26 de junho.

Regulamento do processo eleitoral

O regulamento do processo eleitoral está disponível na RESOLUÇÃO Nº 9, de 22 de abril de 2019.  Além do cronograma completo, o documento traz também as regras para o período de campanha eleitoral e outras regulamentações referentes ao processo. Outro importante documento é a RESOLUÇÃO Nº 11, de 2 de maio de 2019, que altera a comissão responsável pelo acompanhamento da eleição de diretores-gerais.

As portarias com os nomes dos representantes das comissões locais e central ainda não foram disponibilizadas no site institucional.

Coordenação de Comunicação Social – IFG Câmpus Goiânia Oeste