Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diálogo e interação entre pais e servidores do câmpus foram predominantes na reunião
ENSINO

Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 20h57 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Pais e/ou responsáveis receberam as notas do primeiro semestre e tiveram atendimento individualizados com os professores e servidores dos câmpus

Aconteceu no último sábado, dia 18, a reunião de pais e/ou responsáveis pelos alunos dos cursos técnicos integrados em período integral do IFG Câmpus Goiânia Oeste:  Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde.  A reunião referente ao primeiro bimestre letivo teve a finalidade de explicar a dinâmica dos cursos, o funcionamento, as atividades próprias de cada curso e a rotina pedagógica. No início da reunião, que começou às 8h, o coordenador acadêmico, professor Alessandro da Costa, apresentou para os pais o Q- Acadêmico e como eles podem acessar a plataforma para verificar a frequência e a nota dos alunos. Em seguida, os pais receberam o boletim com as notas do 1º bimestre. Após a entrega das notas, os coordenadores de curso, os professores e os técnicos-administrativos da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) atenderam individualmente os pais e/ou responsáveis.

Para Luis Carlos Ataíde de Faria, pai de Gustavo Gomes, aluno do 2º ano do curso de Vigilância em Saúde, ocasiões como as proporcinadas pela reunião de pais são fundamentais para manter o dialógo entre a família e a escola: “Se não tiver conversa e momentos em que pode interagir os professores e os pais, não tem como a gente saber como está o andamento do processo do aluno. Porque às vezes, para a gente está tudo bem, mas não está. O pai deixa o filho na porta da escola, mas não tem como saber se ele está na sala de aula, como está o comportamento dentro da sala. Por isso, a família tem que estar presente”.

Rafaela Abreu, mãe de Pedro Henrique Gomes de Abreu, também aluno do 2º ano do curso de Vigilância em Saúde, considera o contato com os professores, para tirar dúvidas e perguntar como o aluno está, a parte mais relevante da reunião de pais. “Eu acho que é importante essa parceria da escola com a família, é um dependendo do outro para o crescimento do indivíduo na sociedade, por isso é necessário ter essa comunicação. Esse momento é riquíssimo, porque a gente está aqui, no ambiente dos alunos, conversando com os professores, conhecendo até mesmo um pouco dos colegas deles, é importante termos esse contato”, afirmou Rafaela.

A chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Ádria Assunção Santos de Paula, ressalta como a participação dos pais e/ou responsáveis na reunião é necessária para a aprendizagem e formação dos discentes: “Esse é um momento fundamental, porque a gente só consegue atingir os objetivos propostos para o ano letivo se a família e a escola trabalharem juntos, identificando as dificuldades, identificando o potencial dos alunos, verificando como a gente pode promover essa aprendizagem mais significativa, como que podemos atender aos estudantes nas suas necessidades, porque eles ficam o dia todo aqui, eles passam muitas vezes mais tempo conosco do que com as próprias famílias. Então a gente pode identificar problemas, questões de relacionamento, de aprendizagem, e estar em diálogo com a família é fundamental para solucionar esses problemas”.

A próxima reunião de pais e/ou responsáveis dos alunos dos cursos técnicos integrados em período integral do IFG Câmpus Goiânia Oeste (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) ocorrer´no dia 13 de julho.

Coordenação de Comunicação Social – IFG Câmpus Goiânia Oeste