Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Demonstração prática do autoexame, informações sobre fatores de risco e sintomas e compartilhamento de experiências marcaram a palestra sobre o Outubro Rosa e a Saúde da Mulher
Início do conteúdo da página
OUTUBRO ROSA

Demonstração prática do autoexame, informações sobre fatores de risco e sintomas e compartilhamento de experiências marcaram a palestra sobre o Outubro Rosa e a Saúde da Mulher

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 12h17 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 12h59

Alunas e servidoras do câmpus prestigiaram o evento promovido pela CAE e pela CISSP

imagem sem descrição.

As alunas e servidoras do IFG Câmpus Goiânia Oeste participaram ontem, dia 30, da palestra sobre o Outubro Rosa e a Saúde da Mulher com a enfermeira da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SES), Rosemary Almeida de Araújo Abreu. O evento foi promovido pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e pela a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do IFG Câmpus Goiânia Oeste. A palestra didática e informativa mostrou os dados do câncer de mama no Brasil, os fatores de riscos da doença, as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento do câncer de mama. Durante a palestra, os participantes aprenderam a fazer o autoexame da mama e compartilharam as experiências de amigos e familiares que tiveram a doença.

Rosemary Almeida de Araújo Abreu, também compartilhou a sua experiência, a enfermeira teve câncer de mama em 2012, teve que tirar uma mama e fazer quimioterapia: “Quem passou pela luta contra o câncer de mama como eu passei pode transmitir para os outros como é o câncer de mama, as dificuldades e o sofrimento que a mulher passa, isso abre a visão das pessoas para procurarem cuidar da sua saúde, para mim isso é importante, transmitir para elas o que passei e que ainda tenho passado, porque até hoje tenho sequelas da quimioterapia. Ser profissional da área da saúde colaborou para eu ter descoberto mais cedo o nódulo, eu mesma descobri no autoexame, e me ajudou também a lidar melhor com o tratamento porque temos uma visão de doença mais ampliada. Hoje, estamos vendo que as mulheres, devido as condições sociais e financeiras, possuem vários trabalhos, uma rotina estressante e sobrecarregada, não se cuidam, não possuem tempo para realizar nenhuma atividade física, não se alimentam corretamente, comem muitas coisas gordurosas e industrializadas. Com tantos fatores de riscos,  o câncer de mama tem aumentado muito e tem atingido cada vez mais mulheres mais jovens. Trabalhar os fatores de risco com a população é muito importante para que elas tenham uma visão de mudança de comportamento, aceitem que precisam cuidar delas. Uma mudança de comportamento é um ponto positivo de prevenção. Então o Outubro Rosa é o mês no qual a gente mostra para as mulheres a importância de se cuidar e de buscar um serviço de saúde para realizar exames de rotina e prevenção".

“Iniciativas como essa da palestra são muito importantes, pois muitas pessoas ainda não têm acesso a essas informações, embora estejamos em uma capital desenvolvida, ainda há pessoas que padecem dessa doença por falta de informação e orientação, por falta de atendimento médico. Quanto mais pessoas tiverem acesso a essas orientações, melhor, porque elas se tornam multiplicadoras auxiliando outras mulheres a se prevenirem do câncer de mama”, declarou Patrícia Sampaio, coordenadora de recursos humanos e assistência ao servidor do câmpus e integrante da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Cristiane Rodrigues da Costa Barros, aluna do segundo período do curso Técnico em Enfermagem, modalidade EJA, afirmou que muitas das informações compartilhadas não eram conhecidas por ela: “Eu amei a palestra, achei muito informativa e interessante. Ela trouxe muitos dados e informações que eu não sabia. A gente, que está na correria do dia a dia, muitas vezes não se atenta para os fatores de riscos, os sintomas, a importância do autoexame. Eu aprendi hoje o jeito correto de posicionar a mão no autoexame, descobri que eu posicionava errado e confesso que não fazia com a frequência que precisa fazer. As informações da palestra agregaram muito também na nossa formação como Técnicos em Enfermagem, quando a gente estiver trabalhando na área, a gente vai saber informar melhor as outras mulheres sobre como prevenir e cuidar".

 

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página