Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gincana Solidária no IFG Câmpus Goiânia Oeste arrecada mais de 500 quilos de alimentos para distribuição de cestas natalinas
Solidariedade

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 13h53 | Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2020, 11h53

43 cestas foram montadas e parte delas foram entregues ontem, dia 16, para os alunos do Projeto Alvorada

Durante a primeira semana de dezembro, os alunos dos cursos Técnicos Integrados e do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do IFG Câmpus Goiânia Oeste participaram de uma Gincana Solidária organizada pelo professor Leonardo Martins da Silva, juntamente com o professor Élcio Júnio Inácio de Paula, com o apoio do Departamento de Áreas Acadêmicas e da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do câmpus. Em apenas cinco dias, os discentes do câmpus arrecadaram mais de 500 quilos de alimentos que foram distribuídos em 43 cestas natalinas.

De acordo com o professor Leonardo, a gincana consistiu em uma ação solidária realizada no câmpus com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para montagem de cestas natalinas para serem entregues a algumas pessoas da comunidade acadêmica. O professor explicou que foi construído um regulamento para a gincana e que, conforme o regulamento, cada turma do câmpus poderia constituir uma equipe e arrecadar entre os familiares, professores e conhecidos os alimentos típicos de uma cesta de Natal, sendo que cada alimento tinha uma pontuação específica.

“A equipe que atingisse a maior pontuação faria jus a uma visita técnica para aprender um pouco mais sobre a geografia física de Caldas Novas. Não colocamos como premiação, pois se tratava de uma visita técnica, um momento de aprendizado. A turma que arrecadou o maior volume de alimentos e que teve a maior pontuação foi o segundo ano do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética. Mas igualmente importante foi a participação de todas as outras turmas, tivemos participação dos cursos técnicos e superior. O envolvimento de toda a comunidade acadêmica nos surpreendeu. Atribuímos essa mobilização social em prol da causa a parte do aprendizado que o Projeto Alvorada deixou junto a comunidade acadêmica, da importância das práticas e da responsabilidade social que deve envolver todos os cidadãos. Preciso agradecer a todos os servidores, docentes e técnicos-administrativos, que direta ou indiretamente fizeram doações e colaboraram com a ação. Também as servidoras Clarice Gomes das Neves e Roberta Costa e Silva que nos auxiliaram neste feito que,  certamente, fecha nosso ano letivo com o sentimento de ter promovido momentos de maior aconchego junto às famílias que compõem nossa comunidade, sobretudo durante as festas de final ano”, ressaltou o professor Leonardo Martins da Silva.

Parte das cestas básicas foram entregues ontem, dia 16, para os alunos do projeto Alvorada. Na semana passada, os discentes do segundo ano do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética visitaram no município de Caldas Novas o Centro Histórico Bartolomeu Bueno, onde aprenderam sobre o bandeirantismo e o processo de ocupação do Centro Oeste. Os alunos visitaram também uma fonte termal da cidade e visualizaram o relevo dômico da Serra de Caldas.

“Nossa intenção para os próximos semestres é integrar essa ação solidária ao calendário do câmpus, seja voltado às demandas da comunidade acadêmica, seja em prol de instituições que desenvolvam trabalhos sociais, com brinquedos, agasalhos, alimentos, entre outras ações solidárias que acredito serem relevantes em um câmpus como o nosso que possui como eixos a educação e a saúde, dois eixos tecnológicos com importante viés social”, afirmou Leonardo.

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.