Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos, servidores, gestores e familiares celebram os três anos do câmpus
Aniversário

Alunos, servidores, gestores e familiares celebram os três anos do câmpus

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Apresentações artísticas e interação entre a comunidade acadêmica e os familiares marcaram a festividade

Aconteceu no último sábado, dia 01º de abril, a comemoração do aniversário de três anos de existência do IFG Câmpus Goiânia Oeste, comemorado no dia 24 de março. A cerimônia de celebração foi realizada no último sábado para que os calouros do câmpus pudessem participar. As apresentações artísticas do Grupo de Palhaçaria do ITEGO Basileu França, da Banda de Metais Wolf Bass e da Cia Folk Teatral e Apele à Arte com a encenação da peça IN (Shakespeare), entre o sonho, amor e loucura marcaram a animação da festividade. Os discursos do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e da diretora-geral do câmpus, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, emocionaram os presentes. Servidores, alunos e gestores levaram os familiares para celebrar e desejar longa vida ao IFG Câmpus Goiânia Oeste.

A festa começou às 9h com o compartilhar do café-da-manhã coletivo. Na sequência, o Grupo de Palhaçaria do ITEGO Basileu França abriu as atividades com muito riso e alegria. Após a interação dos palhaços com a plateia, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva e a diretora-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, foram convidados para compor a mesa diretiva da cerimônia.

“Ao celebrar estes três anos de existência do câmpus não precisamos mais explicar quem é o Câmpus Goiânia Oeste e nem para que viemos, já estamos comemorando o que alcançamos, mostrando coletivamente para a comunidade acadêmica e a comunidade externa a nossa competência. Já somos um câmpus quase maduro, neste ano de 2017 teremos três turmas concluindo os cursos de licenciatura em Pedagogia, Técnico em Enfermagem e Técnico em Nutrição e Dietética. Claro que temos problemas e dificuldades ainda para enfrentar, mas hoje é dia de celebrarmos o que já conquistamos”, disse a diretora-geral do câmpus, Oneida Irigon.

Em seu discurso, Oneida aproveitou a oportunidade para agradecer os alunos e pais “que depositam a confiança no câmpus”, aos técnicos-administrativos, docentes e servidores terceirizados pela parceria e companherismo, ao reitor e a reitoria “pela presteza em atender as demandas solicitadas pelo câmpus mesmo em meio a crise”, e aos diretores e servidores dos 13 câmpus do IFG pela parceria e disposição em ajudar na troca de equipamentos, empréstimos da cadeiras e materiais: “Quantas coisas nestes três anos conseguimos com o auxílio dos outros câmpus, isto mostra que estamos aprendendo a trabalhar em rede, não somos independentes, somos um só instituto”. E após todos os agradecimentos, Oneida finalizou o discurso citando o poema Sou feita de retalhos de Cora Coralina.

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, também iniciou o discurso agradecendo a diretora do câmpus e os servidores pelo comprometimento com a comunidade acadêmica e agradeceu em especial aos alunos, motivo da existência do câmpus: “Hoje é um dia de festa, mas não podemos nos esquecer que temos vivido dias de lutas, de lutarmos pelos IF’s e pela educação brasileira. E mesmo em meio a crise, temos conseguido avançar, por isso temos que comemorar as pequenas conquistas, como a reforma feita na sede provisória do câmpus para receber os calouros de 2017. Além disso, temos que nos orgulhar de trabalhar e de estudar em uma instituição que preza pela qualidade do ensino. Nosso objetivo principal não é preparar os nossos alunos para o Enem, e sim ofertar um ensino de qualidade, mas mesmo assim estamos sempre entre os melhores colocados no Enem. Acredito que o orgulho de sermos alunos e servidores do IFG é que fazem a diferença para avançarmos”.

Após a fala da mesa diretiva, a Banda de Metais Wolf Bass convidou os presentes para cantar um parabéns simbólico para o câmpus e o bolo foi servido aos presentes. Para encerrar a festividade, a Cia Folk Teatral e Apele à Arte apresentaram a peça IN (Shakespeare), entre o sonho, amor e loucura. Os convidados do aniversário puderam ainda prestigiar a exposição Interseções com obras de Alex Bellini e Kep Rocha, telas, gravuras e desenhos com imagens nítidas e desformes que provocam o espectador a participar da criação com a percepção e o entendimento individual. A mostra ficou exposta durante todo o evento para apreciação. Estiveram presentes na comemoração a Pró-Reitora de Ensino do IFG, Adriana dos Reis Ferreira, o diretor de Administração Acadêmica do IFG, Renan Rodrigues de Oliveira, o professor e coordenador de Estágio e Trabalho da PROEX, Fabiano Paiva Vieira, e o gerente de qualificação profissional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Thiago Carrijo.

“Comemorar o aniversário do IFG Câmpus Goiânia Oeste com muita alegria e entusiasmo é importante porque estamos em um momento de consolidação do nosso câmpus e a presença da comunidade acadêmica com seus familiares demonstra o significado que esta instituição tem na vida de cada um de nós. A programação cultural escolhida pela GEPEX para a celebração apresentou possibilidades nas quatro linguagens artísticas e acredito que acrescentou muito ao processo de crescimento da sensibilidade estética dos nossos discentes. Foi uma festa muito bonita e agradeço a presença e colaboração de cada um dos envolvidos no evento”, destacou Martha Manrique, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Veja mais fotos da celebração na página do câmpus no Facebook.

Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.