Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica celebrou a inauguração oficial da sede definitiva do câmpus
Início do conteúdo da página
INAUGURAÇÃO

Comunidade acadêmica celebrou a inauguração oficial da sede definitiva do câmpus

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h08 | Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 12h22

Alunos e servidores demonstraram satisfação e animação ao conhecer e prestigiar a inauguração da sede

imagem sem descrição.

Aconteceu no último sábado, dia 5 de dezembro, a inauguração oficial da sede definitiva do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG). Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a solenidade foi realizada somente para convidados, mas foi transmitida ao vivo no Instagram do câmpus (assista aqui) e no canal do IFG no YouTube (acesse aqui). Participaram da solenidade de inauguração o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau; o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva; o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Pereira Arruda; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir José Pela. Também estiveram presentes na inauguração Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás  (Fapeg), que representou o governador Ronaldo Caiado; Sandro Mabel, presidente Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG); Zacharias Calil, deputado federal; Marcelo Ferreira da Costa, secretário de Educação e Esporte de Goiânia, que representou o prefeito Iris Rezende; Américo Nunes da Silveira Neto, reitor da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Gilson Dourado da Silva, que é pró-reitor de Desenvolvimento e, na ocasião, esteve como reitor substituto do IF Goiano; além de representantes dos estudantes do Câmpus Goiânia Oeste, pró-reitores, diretores-gerais, ex-diretores, em especial do próprio Câmpus, gestores do IFG e outras autoridades municipais, estaduais e federais. Além das autoridades, prestigiaram também a solenidade representantes dos discentes, docentes e técnicos administrativos do Câmpus Goiânia Oeste. Foram escolhidos para participar um aluno e um professor de cada curso ofertado no câmpus e um servidor de cada setor administrativo do Câmpus Goiânia Oeste.

Impactos na região

O ex-diretor do Câmpus Goiânia Oeste, Ubaldo Eleutério da Silva, relembrou todo o processo realizado desde a autorização do câmpus, a primeira etapa da construção da obra e o andamento da segunda etapa até a entrega agora do primeiro bloco finalizado. “O Câmpus Goiânia Oeste foi um dos últimos câmpus a ser autorizado pelo Governo Federal no período da expansão da Rede e hoje ver essa sede sendo inaugurada é uma conquista para toda a sociedade e uma conquista pessoal para mim também. Tive o privilégio de ter estado dois anos na direção do câmpus e de ter acompanhado desde o início a obra, quando estava no cargo de pró-reitor de administração da instituição. Estivemos na primeira reunião com a comunidade, participamos da finalização da primeira etapa da obra, vimos a luta que foi para conseguir construir essa sede, luta no sentindo de procurar sempre o governo federal, o MEC, a SETEC, em busca dos recursos financeiros, foi um trabalho corpo a corpo para hoje chegarmos nesse marco histórico para o IFG”, contou Ubaldo.

Ubaldo ressaltou ainda a importância dessa sede para o momento atual que estamos vivendo: “O Câmpus Goiânia Oeste é um câmpus com cursos da área da saúde, o que é um grande desafio para o IFG, mas ao mesmo tempo é exatamente o que precisamos nesse momento em que enfrentamos um problema de saúde global, a pandemia da Covid 19. Investir em cursos da área da saúde é ir ao encontro do que a sociedade precisa. Além disso, essa sede vem ao encontro também das necessidades dessa região, uma região totalmente desguarnecida de uma instituição federal e pública de qualidade”.

Na opinião da professora do Câmpus Goiânia Oeste, Rachel Benta Messias Bastos, a sede do Câmpus Goiânia Oeste representa uma oportunidade de ensino e aprendizado para a região: “O câmpus foi pensado, mapeado, para atender a uma necessidade de desenvolvimento social dessa região. Por isso, essa construção é uma grande conquista pra nós do Câmpus Goiânia Oeste, pro Instituto Federal, pra Rede Federal e pra educação pública”.

Para a assistente social do câmpus, Clarice Gomes das Neves, a chegada do Câmpus Goiânia Oeste na região irá impactar positivamente a comunidade externa: “Esse câmpus vai fazer toda a diferença nessa região, a gente sabe que é uma região muito carente, e uma instituição do nível do IFG aqui, com ensino gratuito e com todas as oportunidades que o IFG oferece perto da casa deles é a realização de um sonho. Muitos alunos já moram aqui perto, acabei de conversar com uma aluna que disse que mora a 5 minutos da sede. Fico feliz que apesar do tempo que levou, conseguimos concluir essa primeira parte do prédio”

O aluno do terceiro período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, Joel Rocha de Oliveira, é um dos estudantes que moram na região. “A sede é do lado da minha casa, eu já fiz várias visitas aqui, já passei para todos os meus colegas a localização, faço maior propaganda dessa sede. Sempre comemorei a vinda do Câmpus Goiânia Oeste para cá. Esse câmpus vai transformar a região, as pessoas já divulgam o espaço aqui fazendo referência ao câmpus. A sede do Câmpus Goiânia Oeste trouxe toda uma infraestrutura diferenciada para a região, as pessoas já veem com outros olhos essa localidade. O câmpus traz esses benefícios para a sociedade como um todo, não só nesse local, eu acredito que toda a região oeste vai ser beneficiada através desse câmpus, que os investimentos serão maiores nessa região. Eu acredito que ele será ampliado o mais breve possível, que era abrir mais vagas e que mais pessoas serão beneficiadas. E o que a gente puder fazer para a obra do outro bloco ser finalizada o quanto antes a gente vai fazer”, afirmou Joel.

Alessandro da Costa, professor de música do Câmpus Goiânia Oeste, crê que o auditório do câmpus, após ser finalizado, será um importante espaço para levar cultura e arte para a região: “Não há um teatro nessa região, quando o nosso auditório estiver finalizado, com uma acústica boa, ele será um atrativo para os artistas virem para cá. Além disso, podemos promover muitas atividades culturais, montar projetos, fazer parcerias com as universidades e com o Câmpus Goiânia e convidar a comunidade externa para participar”.

Aprovação da comunidade interna

Para a discente do segundo ano do curso técnico em Análises Clínicas, Isabele Carvalho Araújo, o auditório foi o local preferido da sede: “A sede ficou incrível, perfeita, superou minhas expectativas. Muito espaçosa. E o auditório, ficou incrível, já imagino muitos eventos acontecendo ali”. Clara Carvalho Oliveira Teodoro, aluna da mesma turma da Isabele Carvalho, também considerou o auditório o melhor espaço: “Eu gostei demais do auditório, é gigante. A sede é linda, enorme, é tão grande que eu me perdi.”

Felipe Narciso, estudante do terceiro ano do curso técnico em Vigilância em Saúde, ficou encantado com a área verde do câmpus, “é muito ampla, se eu continuasse ano que vem aqui ia aproveitar bem esse espaço”. Já a discente do primeiro ano de Nutrição e Dietética, Isabela Regina Silvestre Ferreira, gostou da estrutura dos laboratórios: “Os laboratórios são perfeitos, bem maiores do que a gente tinha, a estrutura aqui é perfeita, eu amei cada detalhe. A gente ganhou também na qualidade da estrutura, a gente vai poder aproveitar bastante, não vejo a hora de voltar as aulas presenciais”.

Nicoly Franco Pinheiro, aluna do terceiro ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, também considerou a estrutura dos novos laboratórios melhor: “O câmpus está impecável, não podia estar melhor, nem nos meus sonhos eu imaginaria tão lindo, tão incrível, tão representando a saúde. Os laboratórios estão demais, bem melhor do que os improvisados que tínhamos no Jardim América, está tudo muito lindo, estou apaixonada”.

Para a professora Hellen da Silva Cintra de Paula, a estrutura da sede permitirá uma melhoria na formação dos alunos e um avanço nas ações de pesquisa e extensão. “Estou muito feliz de estar aqui, a gente viveu esses últimos anos de forma tão improvisada, agora a gente tem a nossa própria sede e é muito gratificante. Infelizmente a gente só tem um bloco ainda, mas já dá para vislumbrar que teremos mais espaço, mais laboratórios e poderemos formar com muito mais qualidade do que a gente já vem formando nossos alunos. Temos feito nos últimos anos pesquisa e extensão com o que tínhamos, estávamos tirando leite da pedra, agora, eu acredito que a nova estrutura vai ajudar a avançarmos mais”.

“Saímos de uma estrutura de escola para uma estrutura de universidade. E essa estrutura motiva os alunos e desperta o interesse da comunidade. Muita gente que mora na região já está interessada em estudar aqui, o pessoal da segurança me disse que todo dia as pessoas perguntam como fazem para entrar, como se inscrever nos processos seletivos”, contou a docente e membro do Concâmpus, professora Marta Maria de Melo Belizário.

Roberta Costa e Silva, técnica em secretariado do câmpus, também acredita que a estrutura da sede irá motivar os alunos: “É uma estrutura diferenciada que atende não só os nossos alunos atuais, mas também os nossos futuros alunos, que terão muito orgulho de estudar aqui”. Para o servidor terceirizado, Rafael de Souza Freire, a estrutura da sede do Câmpus Goiânia Oeste motiva não somente os alunos, como também os servidores: “É um espaço bem amplo, dá mais ânimo e é até melhor para trabalhar. Nossa copa mesmo ficou ótima”.

A assistente em administração do câmpus, Greicy Bispo Rodrigues dos Santos Naves, também considera a mudança para a sede motivadora para os servidores: “Penso que a mudança para a sede é renovadora, um novo ambiente que fortalece nossa identidade como câmpus, além de ofertar uma melhor estrutura para realização dos trabalhos. Claro que esta é a primeira etapa e temos ainda muitos desafios e trabalho pela frente para sua conclusão total. Mas gostaria de parabenizar a todos que de alguma forma fizeram parte dessa história, foram muitos desafios para que estejamos aqui hoje. E ficou tudo muito lindo, me sinto realizada nessa inauguração”.

“Eu queria falar em nome de todos os terceirizados que é uma honra para nós participar dessa conquista da sede do câmpus. Estamos muito felizes de auxiliar nessa conquista, realmente é uma estrutura diferenciada. Espero que estejamos sempre juntos nas outras conquistas que virão no Câmpus Goiânia Oeste”, falou Wedson José, servidor terceirizado que resumiu o sentimento de alegria e gratidão predominante nos alunos e servidores que puderam conhecer e prestigiar a inauguração da sede definitiva do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

 

Confira as fotos da solenidade de inauguração no FacebookInstagram do IFG e também no Facebook do Câmpus Goiânia Oeste.

Assista a cerimônia na íntegra no Youtube do IFG e no Instagram do Câmpus Goiânia Oeste.

 

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página