Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e familiares recebem cestas de alimentos produzidas pela agricultura familiar
CESTAS PNAE

Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 10h30 | Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 19h07

Quantidade e qualidade dos alimentos impressionaram estudantes e responsáveis ao retirar as cestas

Foram entregues ontem, dia 27, as cestas básicas com alimentos da agricultura familiar, adquiridas com recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tinham direito a retirar a cesta todos os alunos matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Técnico em Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) e na Educação de Jovens e Adultos (Técnico em Enfermagem) do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Além da cesta de aproximadamente 25kg cheia de frutas, legumes e hortaliças frescas, cada aluno recebeu também um kit com quatro máscaras e com um frasco de álcool glicerinado.

Foram produzidas 271 cestas, destas, 185 foram entregues ontem das 9h às 20h na antiga sede provisória do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Conforme informado anteriormente, as cestas restantes foram remanejadas para outros estudantes e famílias do câmpus, de acordo com critérios estabelecidos pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), e serão entregues hoje, dia 28 de janeiro. Para a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia Oeste, professora Charlise Fortunato Pedroso, o quantitativo de cestas entregues foi dentro do esperado pela equipe, que fez uma previsão baseada nas respostas dos alunos ao formulário disponibilizado previamente manifestando interesse em receber a cesta.

A entrega das cestas foi realizada por servidores voluntários do Câmpus Goiânia Oeste, respeitando todas as exigências sanitárias vigentes para prevenção da Covid-19. “Desde o recebimento das cestas pela cooperativa na terça-feira, dia 26, houve a preocupação e o atendimento aos protocolos de biossegurança. Delimitamos um trajeto para não ter cruzamento de entrada e saída, utilizamos duas salas de apoio e em nenhum momento houve aglomeração, nem na parte externa. Os estudantes e os responsáveis estavam todos de máscara e portando sua caneta. Não tivemos nenhum contratempo em relação a quebra dos protocolos de segurança, tanto pelos servidores voluntários, como também pelos estudantes e responsáveis ao retirar as cestas”, afirmou a gerente da GEPEX, Charlise Fortunato Pedroso.

Os alunos e também os pais e responsáveis que compareceram para retirar a cesta ficaram impressionados com a quantidade e a qualidade dos alimentos. Muitos pais agradeceram pelos alimentos que estavam “muito bonitos e frescos” e que seriam “muito bem aproveitados em casa”. “A qualidade dos alimentos atendeu as nossas expectativas. Nossas professoras e nutricionistas (Débora Caldas Marques, Jullyana Borges de Freitas e Lorena Pereira de Souza Rosa) receberam os alimentos da cooperativa e fizeram a verificação e pesagem dos alimentos e atestaram a qualidade dos alimentos ofertados”, ressaltou Charlise.

“Quero agradecer a todos os envolvidos nessa ação maravilhosa promovida pelo IFG hoje. É de grande importância para nós, neste momento crítico que estamos vivendo, saber que vocês se importam com o bem estar de nossos filhos”, disse Daiany Silva, mãe da aluna do segundo ano do curso Técnico Integrado em Análises Clínicas, Leany Silva Figueiredo. Para Sara, mãe de aluna do curso Técnico Integrado em Vigilância em Saúde, o cuidado e o carinho da instituição e do câmpus não é somente com os estudantes, mas alcança a família como um todo. Os estudantes e pais também agradeceram a entrega dos kits com as máscaras e o de álcool glicerinado, “foram muito bem vindos e são necessário nesse momento, e também nos incentivam a nos proteger”.

Segunda remessa de entregas

A segunda remessa de entrega das cestas de alimentos acontecerá no dia 10 de fevereiro. Todos os alunos MATRICULADOS nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Técnico em Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) e na Educação de Jovens e Adultos (Técnico em Enfermagem) do Câmpus Goiânia Oeste do IFG poderão retirar a cesta. Independente se retiraram ou não a cesta nessa primeira remessa, todos os estudantes MATRICULADOS nos cursos técnicos  terão o direito a receber a cesta, sendo necessário apenas comparecer no dia, local e horário agendados.

As cestas de alimentos estão sendo produzidas pela Agricultura Familiar e foram adquiridas pelo IFG com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A entrega das cestas tem como objetivo fortalecer os esforços extraordinários realizados durante a situação de pandemia da COVID-19 para evitar a evasão e a retenção escolar. Além disso, a ação tem também a finalidade de colaborar com o fortalecimento da agricultura familiar no estado de Goiás. A aquisição das cestas só foi possível devido a flexibilização da legislação do PNAE que, durante a suspensão das atividades acadêmicas, permitiu a aquisição de alimentos para consumo fora do câmpus, ou seja, na casa dos alunos.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.