Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Concluintes poderão sanar dúvidas sobre preenchimento do questionário do Estudante e aplicação do Enade em novas reuniões que acontecerão esta semana
ENADE 2021

Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 15h05 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 14h45

Questionário do estudante já está disponível. Reuniões acontecerão na quarta e quinta, dias 01º e 02 de setembro

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Coordenação do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG convidam todos os alunos habilitados como concluintes para participarem dos encontros que acontecerão esta semana para instruir os alunos e tirar as dúvidas ainda existentes quanto ao preenchimento do Questionário do Estudante e a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), componente curricular obrigatório para a conclusão de cursos de graduação.

A primeira reunião será na quarta-feira, dia 01º de setembro, às 19h, no Google Meet (acesse aqui o link da transmissão). No dia seguinte, na quinta-feira, dia 02 de setembro, às 20h, acontecerá uma nova reunião, também na plataforma do Google Meet (acesse aqui o link da transmissão). É importante que os concluintes do curso se organizem para participar de um dos dois momentos disponíveis para se reunirem com a coordenação e receberem as instruções e informações necessárias em relação ao ENADE 2021.

Reuniões

Dia 01/09 às 19h, link de acesso à reunião: https://meet.google.com/xok-eanh-pky

Dia 02/09 às 20h, link de acesso à reunião: https://meet.google.com/nkb-wwap-nyy

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 30 de agosto, o período para os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 preencherem o Questionário do Estudante, no Sistema Enade. O prazo para o envio das informações se encerra no dia 13 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante é OBRIGATÓRIO e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes concluintes, bem como o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade. O objetivo é subsidiar o Inep nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Em consideração a pandemia do Covid-19 que marcou os anos de 2020 e 2021, nesta edição do Questionário do Estudante foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. As respostas ao questionário ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Para responder, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao Inep apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.

O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro. Os estudantes que precisarão de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social deverão realizar a solicitação, no sistema do exame até a próxima sexta-feira, dia 03 de setembro. No momento do pedido, o estudante deve anexar ao sistema a documentação comprobatória da solicitação.

ENADE 2021

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório, realizado anualmente, e tem o objetivo de mensurar o desempenho de estudantes concluintes de cursos de Bacharelado, Licenciatura e cursos superiores de Tecnologia em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

De acordo com o edital nº36, de 12 de julho de 2021, o curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG foi enquadrado para a avaliação desta edição do exame. Estudantes ingressantes e concluintes devem se escrever no ENADE, porém, a prova é obrigatória apenas para concluintes, por isso, é indispensável que esses alunos participem de uma das reuniões para tirar dúvidas e obter informações em relação a aplicação do exame.

Confira a lista dos estudantes habilitados como concluintes

Saiba mais informações no Portal do Inep

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste