Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Concluintes têm até o dia 13 de novembro para responder ao questionário do Estudante
ENADE 2021

Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 15h05 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h27

O preenchimento do Questionário do Estudante é pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Coordenação do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG comunicam aos alunos habilitados como concluintes que o período para os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 preencherem o Questionário do Estudante, no Sistema Enade, encerra no dia 13 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante é OBRIGATÓRIO e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes concluintes, bem como o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade. O objetivo é subsidiar o Inep nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Em consideração a pandemia do Covid-19 que marcou os anos de 2020 e 2021, nesta edição do Questionário do Estudante foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. As respostas ao questionário ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Para responder, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao Inep apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro. O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro.

ENADE 2021

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório, realizado anualmente, e tem o objetivo de mensurar o desempenho de estudantes concluintes de cursos de Bacharelado, Licenciatura e cursos superiores de Tecnologia em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

De acordo com o edital nº36, de 12 de julho de 2021, o curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG foi enquadrado para a avaliação desta edição do exame. Estudantes ingressantes e concluintes devem se escrever no ENADE, porém, a prova é obrigatória apenas para concluintes.

Confira a lista dos estudantes habilitados como concluintes

Saiba mais informações no Portal do Inep

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste