Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do câmpus realizaram a primeira entrega do ano das cestas de alimentos produzidas pela agricultura familiar
CESTAS PNAE

Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 17h56 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 13h59

A entrega da segunda remessa das cestas adquiridas com recurso do PNAE ocorrerá no dia 17 de fevereiro

Nesta quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de fevereiro, foram entregues 188 cestas básicas com alimentos da agricultura familiar, adquiridas com recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tinham direito a retirar a cesta todos os alunos matriculados no curso Técnico em Análises Clínicas e no curso Técnico em Vigilância em Saúde do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Além da cesta de mais de 20kg com frutas e legumes frescos, cada aluno recebeu também um kit saneante para combate à pandemia da Covid 19.

A entrega das cestas foi realizada por servidores do Câmpus Goiânia Oeste, respeitando todas as exigências sanitárias vigentes para prevenção da Covid-19. Os alunos e os pais e responsáveis que compareceram para retirar a cesta ficaram impressionados com a quantidade e a qualidade dos alimentos. “A cesta tem muita variedade de alimentos, essa é uma iniciativa muito boa do IFG”, disse Júlia, discente do segundo ano do curso Técnico em Análises Clínicas.

“Hoje entregamos cestas com mamão, banana, abobrinha, abóbora cabotiá, abacaxi, tomate, batata doce, entre outros tipos de frutas e legumes, respeitando sempre a temporalidade da produção agrícola. A entrega das cestas é um momento muito importante, porque a gente sabe que a pandemia agravou uma situação de insegurança alimentar em muitas famílias, então a cesta do PNAE, que é produzida pela agricultura familiar – o que reforça também o trabalho desses agricultores que muitas vezes são trabalhadores informais – atende essas duas frentes, tanto passando uma alimentação de qualidade, como também ajudando a esses alunos que a gente já vêm acompanhando por meio da assistência estudantil do câmpus. A entrega das cestas também é um momento de alegria para nós pelo reencontro que temos com esses estudantes que estão já há algum tempo no ensino remoto”, contou Mayara Cely Paulo da Silva Medeiros, assistente social do Câmpus Goiânia Oeste.

As cestas que não foram entregues na quinta-feira, dia 03, foram remanejadas e entregues hoje, dia 04, para outros estudantes e famílias do câmpus, de acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). Solange de Castro, estudante do segundo período do curso Técnico em Enfermagem, foi uma das alunas contempladas com o remanejamento das cestas: “Vim aqui buscar minha cesta, muito emocionada e muito feliz, a entrega para a minha turma está marcada para o dia 17 de fevereiro, mas me ligaram dizendo que eu podia vim hoje e eu estava sem nada na minha casa para comer, eu e minhas filhas. Perdi o meu marido para a Covid-19 e com o falecimento dele estamos passando uma situação muito difícil, essa cesta veio iluminar nosso dia e nosso final de semana”.

Segunda remessa de entregas

A segunda remessa de entrega das cestas de alimentos acontecerá no dia 17 de fevereiro. Todos os alunos MATRICULADOS no curso Técnico em Nutrição e Dietética e no curso Técnico em Enfermagem da Educação de Jovens e Adultos do Câmpus Goiânia Oeste do IFG têm o direito a receber a cesta. Para que não haja um desperdício de alimentos, é importante que os alunos interessados em receber a cesta preencham o formulário disponibilizado pela equipe responsável até o dia 16 de fevereiro (Clique aqui para preencher o formulário). A entrega será no dia 17 de fevereiro, quinta-feira, das 10h às 20h na Reitoria do IFG (Av. C-198, 500, Jardim América, Goiânia – GO).

As cestas de alimentos estão sendo produzidas pela Agricultura Familiar e foram adquiridas pelo IFG com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A entrega das cestas tem como objetivo fortalecer os esforços extraordinários realizados durante a situação de pandemia da COVID-19 para evitar a evasão e a retenção escolar. Além disso, a ação tem também a finalidade de colaborar com o fortalecimento da agricultura familiar no estado de Goiás. A aquisição das cestas só foi possível devido a flexibilização da legislação do PNAE que, durante a suspensão das atividades acadêmicas, permitiu a aquisição de alimentos para consumo fora do câmpus, ou seja, na casa dos alunos.

DÚVIDAS
E-mail: cae.goianiaoeste@ifg.edu.br
Whatsapp: (62) 99101-5832

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.