Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos, professores e egressos participam de primeiro encontro da PCC do semestre
ENSINO

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 18h13 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 18h33

Momento de socialização e diálogo destacou a importância da PCC para a formação docente

No último sábado, dia 09 de abril, aconteceu o primeiro encontro coletivo das Práticas como Componente Curricular (PCC) do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. A PCC é composta pelo Núcleo Complementar e pelos Estudos Integradores de cada período do curso de Licenciatura em Pedagogia e está diretamente relacionada ao Eixo e Identidade do curso que é a formação do educador com ênfase no exercício social nos diversos processos educativos

As atividades iniciaram com a recepção aos alunos e um café da manhã compartilhado entre os presentes. Em seguida, foi realizada uma ciranda dialógica para a apreciação da canção Germinar de Flaira Ferro. Após o momento de socialização de experiências e trocas sociais oportunizado pelo café da manhã e pela ciranda, discentes e docentes realizaram a construção coletiva das trajetórias e memórias das disciplinas da PCC por meio da elaboração de ideias sobre as categorias Entendimentos; Saberes; Buscas e Sentidos.

Outro tema debatido e dialogado no encontro foi a importância de compreender a educação como política, com destaque para os esclarecimentos sobre os documentos políticos referentes as Diretrizes Nacionais da Formação de Professores (ano base 2002, 2015 e 2019) e a correlação com a Diretrizes específicas para o curso de Licenciatura em Pedagogia e o Projeto Político do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste. Em todos os documentos, os estudantes puderam perceber como a PCC é conceituada, implementada e desenvolvida na formação docente.

Para finalizar o encontro, os docentes responsáveis pela PCC de cada um dos oitos períodos do curso superior de Licenciatura em Pedagogia foram apresentados aos alunos e os estudantes leram trechos dos escritos que fizeram com as experiências e aprendizagens de anos anteriores com a PCC e as expectativas para as práticas esse ano.

A PCC tem como finalidade o estudo teórico-prático da educação intrínseca a sociedade, a cultura, o trabalho, o desenvolvimento humano, a política; a escola, a pesquisa e a gestão, a partir do desenvolvimento metodológico de ensino, pesquisas e extensão em espaços escolares e não-escolares.

MAIS MOMENTO DE REFLEXÃO E DIÁLOGO

Outro momento importante de diálogo com os estudantes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG ocorreu na quinta-feira, dia 07 de abril, com a realização da atividade integrada do grupo de Estágio Curricular Supervisionado do curso mediada pelos docentes Carlos Eduardo Candido Pereira, Daniela Rodrigues de Sousa, Dayanna Pereira dos Santos, Janaína Cristina de Jesus, Marta Jane da Silva, Suzana Lopes de Albuquerque e Telma Aparecida Teles Martins Silveira. O diálogo teve como discussão “A greve como direito das e dos trabalhadores: diálogos sobre as mobilizações na Rede Municipal de Ensino de Goiânia”.

Participaram como professoras convidadas Maria de Lourdes Silva, egressa do curso de Pedagogia e Auxiliar de Atividades Educativas em um CMEI de Goiânia, e Alessandra da Silva Camelo D’orazio, Diretora de CMEI na Rede Municipal de Goiânia. “Essa atividade foi muito rica é importante para compreendermos as necessidades prementes no campo da educação”, afirmou Suzana Lopes de Albuquerque, coordenadora do curso superior de Licenciatura em Pedagogia no Câmpus Goiânia Oeste.

No mesmo dia, 07 de abril, a professora Janaína Cristina de Jesus, mediou também o diálogo realizado com a equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEREJA SME) da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, representada no dia pelos professores Rodrigo Melo e Cunha Santos e Luís Adolfo de Oliveira Cavalcante. Essa segunda conversa aconteceu com o objetivo de dialogar sobre os desafios, limites e possibilidades da realização do Estágio Curricular Supervisionado em EJA nesse momento de retomada das atividades presenciais do câmpus.

Os dois momentos de reflexões e debates contaram com a participação de alunos, professores e egressos do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.