Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos têm até quarta-feira para se inscreverem no processo seletivo para Monitores
MONITORIA

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 19h21 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Links relacionados:

Interessados devem entregar ficha de inscrição e documentação exigida no edital no Setor de Protocolo do Câmpus

Foram abertas hoje, dia 29, as inscrições para participar dos Processos Seletivos para monitoria no IFG Câmpus Goiânia Oeste. Os alunos interessados podem participar da seleção por meio de dois editais, um para monitoria remunerada e outro para monitoria voluntária ou não remunerada. O Edital 01/2017 disponibiliza oito vagas de bolsas de monitorias remuneradas e o Edital 02/2017 oferece três vagas de monitorias voluntárias.

As monitorias destinam-se aos alunos regularmente matriculados no primeiro semestre letivo de 2017 e que estejam cursando os cursos técnicos e superiores presenciais ofertados pelo IFG Câmpus Goiânia Oeste. A seleção de monitores para atendimento às disciplinas será realizada entre os alunos matriculados no mesmo nível de ensino. Para efetuar a inscrição, o discente deverá entregar a ficha de inscrição e a documentação exigida no edital nos horários de funcionamento do setor de protocolo do câmpus - de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 20h. A ficha de inscrição (anexo 1 do edital) será fornecida pelo setor de protocolo do IFG Câmpus Goiânia Oeste. Os documentos obrigatórios são as cópias legíveis e atualizadas do histórico escolar e da carteira de identidade (RG) do aluno.

Somente será considerado apto a participar do processo seletivo, o candidato que preencher cumulativamente as seguintes condições: ter obtido aprovação na disciplina para a qual pleiteia a monitoria, com nota igual ou superior a 6,0; ter disponibilidade de 20 horas semanais para atender as atividades de monitoria; não acumular qualquer outra modalidade de bolsa que requer o cumprimento de horas de atividade; não acumular qualquer atividade remunerada que implique em contrapartida de cumprimento de horas de atividades; não estar cumprindo penalidade disciplinar de suspensão e realizar todos os procedimentos de inscrição nas datas e horários estabelecidos pelo edital de seleção de bolsistas de monitoria. Alunos que já atuaram como bolsistas por dois períodos letivos consecutivos ou intercalados na mesma disciplina, só poderão assumir a monitoria se não houver outro discente aprovado.

As 20 horas semanais de monitoria serão distribuídas em 12 horas semanais de atendimento aos alunos e oito horas de estudo individual e acompanhamento das atividades de planejamento teórico-prático. As monitorias integram as ações de apoio às atividades acadêmicas e de estímulo à permanência do aluno. Além disso, constituem-se como experiência formativa vivenciada pelo discente, por meio do acompanhamento do docente responsável pela respectivas disciplina.

O processo seletivo consiste em duas etapas: inscrição e entrevista. A classificação será realizada pela média aritmética destas duas etapas, ou seja, a soma do coeficiente de rendimento obtido através do histórico escolar no momento da inscrição com a pontuação da entrevista, que irá variar entre 5 e 10 pontos. A entrevista abordará perguntas sobre disponibilidade e motivação para a atuação como monitor, conhecimentos teórico/prático da disciplina em que se pretende atuar e capacidade de comunicação. As entrevistas acontecerão nos dias 01º e 02 de junho.

O resultado preliminar dos Processos Seletivos será divulgado no dia 05 de junho. Os candidatos poderão interpor recursos no dia seguinte, dia 06. No dia 07 de junho será publicado o resultado final e no dia 08 os alunos selecionados deverão comparecer ao Departamento de Áreas Acadêmicas para assinar o Termo de Compromisso. As monitorias iniciam no dia 09 de junho e encerram no dia 09 de agosto de 2017. Confira o edital para saber mais informações sobre o processo seletivo.

Monitoria Remunerada
O Edital 01/2017 das bolsas de monitoria disponibiliza oito vagas, sendo cinco destinadas para os alunos dos cursos técnicos ofertados em tempo integral, uma para o curso Técnico em Enfermagem modalidade EJA e duas para os discentes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia. As vagas para os discentes do cursos técnicos em período integral são para as disciplinas Anatomia e Fisiologia Humana; Física I; Matemática I; Química I e Bioquímica Básica.
Para o curso Técnico em Enermagem, a monitoria ofertada é da disciplina Semiologia e Semiotécnica. Já para os alunos do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, as monitorias são para as disciplinas Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia e Psicologia da Educação II. Confira no edital os professores responsáveis pelas disciplinas.

O valor mensal da bolsa de monitoria é de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) para exercer a monitoria pelo período letivo de junho a agosto de 2017.

Monitoria Voluntária
As três vagas ofertadas no Edital 02/2017 para monitorias voluntárias são para os alunos do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética na disciplina Técnica Dietética sobre a supervisão da professora Camilla Botega.
A inserção do aluno no programa de monitoria na condição de voluntário, sem o recebimento da bolsa mensal de monitoria, não desobriga o mesmo do cumprimento da todas as condições e acompanhamento docente previstos no edital. O monitor voluntário terá direito a declaração de participação no programa de monitoria contendo o respectivo número de horas de participação no mesmo, emitido pelo DAA.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste