Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Ciências: em aula prática, alunos aprendem como a biologia está inserida no dia a dia
Ensino

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 22h00 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 23h38

Atividades envolveram observação do processo de fermentação

Alunas pesam o fermento necessário para a análise

Estudando biologia na prática! Na tarde desta terça-feira,06, no IFG Câmpus Valparaíso, os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica puderam ver de perto o processo de fermentação. Em um dos experimentos realizados em laboratório, os alunos analisaram diferentes combinações inseridas em tubos com balões fixados em sua parte superior. Durante a observação, nos potes nos quais ocorre o processo de fermentação, há liberação do gás carbônico que pode ser vista com o balão sendo inflado. Sobre o experimento, a professora de biologia Susana Milhomem explica: “Para vocês verem que existe a formação de gás no processo de fermentação”.

Saiba mais
A fermentação está inserida no conteúdo de metabolismo energético. Com o processo, além da liberação do gás carbônico, há também produção de etanol.

Vamos ao experimento 1! O objetivo é verificar em quais misturas acontece a fermentação e, se ocorre, qual a intensidade? Nos tubos foram colocados:
1- fermento biológico, água e açúcar;
2- fermento biológico, água e adoçante;
3- leite e fermento biológico;
4- água morna, fermento biológico e açúcar;
5- fermento biológico, água, açúcar e óleo.

Qual composição tem maior fermentação?
Acertou quem disse a mistura 1: fermento biológico (composto de levedos), água e açúcar. Com o fermento biológico, acontece um processo em que o organismo vivo quebra o açúcar para liberação de energia, entre os produtos gerados estão o etanol e o gás carbônico. Por isto, além do fermento biológico é importante ter o açúcar na composição.

Experimento 2
1- massa com fermento químico (não cresceu);
2- massa com fermento biológico (cresceu);
3- massa sem fermento (não cresceu).

Com o fermento químico não acontece a fermentação, mas ele pode liberar gás carbônico na presença de água e o devido aquecimento (realizando uma reação química) . Sobre seu correto aproveitamento no dia a dia, a professora indica: “Ele não é usado para crescer massa de pão e sim, na massa de bolo que é mais líquida”.

Veja as fotos desta atividade em: www.facebook.com/ifgvalparaiso

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso