Quilombola Kalunga: “Ter o contato com a comunidade e ver como antes da chegada da escola eles trabalhavam com a educação”, destaca aluna sobre visita
Estudantes da Licenciatura em Matemática do Câmpus Valparaíso conheceram quilombo Kalunga
Além da sala de aula. Estudantes do 7º semestre de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso realizaram uma visita técnica à comunidade Kalunga do Engenho II em Cavalcante(GO), neste último fim de semana. Entre os objetivos, estavam o de conhecer a única unidade escolar instalada na comunidade: Escola Joselina Franscisco Maia, verificar como se davam as formas de aprendizado antes da chegada da instituição de ensino e vivenciar a cultura e história quilombola.
Sobre a atividade desenvolvida, a professora de Matemática Marília Rafaela, destaca: “A oportunidade de sair dos livros e leituras diversas e vivenciar um pouco na prática essa diversidade”. A professora de Educação Marcella Suarez, que é responsável pela disciplina de Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, explica que os quilombolas surgiram da fuga, da resistência do povo africano ao trabalho escravo na época da escravidão no Brasil. Sobre a comunidade visitada, conta: “No caso da comunidade Kalunga, em Calvacante, não foi diferente, eles têm uma história de resistência junto ao povo indígena da região”.
Marcella ressalta a importância da participação dos estudantes nesta ação: “Então, estar lá presente, poder participar de uma visita técnica, conversar com a população quilombola, com a liderança quilombola, com a gestora da escola (que foi o foco da atividade), contribui diretamente no aprendizado”.
A aluna Gabriela de Carvalho conta que a viagem realizada foi enriquecedora em termos de aprendizagem: “Ter o contato com a comunidade e ver como antes da chegada da escola eles já trabalhavam com a educação”. Ela conta que a escola surgiu há 30 anos no quilombo Kalunga, e que pode observar que os moradores mais antigos, apesar de não terem frequentado uma instituição escolar, tinham um certo conhecimento matemático adquirido com o trabalho prático no campo.
A visita técnica realizada está dentro das atividades propostas este ano para as disciplinas de Práticas como Componente Curricular e Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Redes Sociais