Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em laboratório do IFG Câmpus Valparaíso, alunos têm aula de simulação de ambiente industrial
#SOUIFG

Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 20h36 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2019, 20h50

Conheça um pouco mais dos espaços disponíveis em nossa instituição!

Acionar motores, válvulas e outros equipamentos encontrados no ambiente industrial; é isso que a bancada do laboratório de Instalações Elétricas e de Automação simula. Os estudantes do terceiro ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso, tiveram nessa segunda-feira,20, prática da matéria de Automação de Processos. O professor de Engenharia José Cararo explica que a parte prática desta disciplina chega a 40% das aulas realizadas e, sobre a atividade desenvolvida, destaca: "Vivenciar a simulação do ambiente industrial".

Os estudantes aprendem por meio da bancada do laboratório de Instalações Elétricas e de Automação a programar equipamentos. Basicamente, um Controlador Lógico Programável(CLP), uma espécie de computador industrial, repassa aos dispositivos os comandos criados pelos alunos por meio de uma programação gráfica. Ainda na bancada, botões simulam chaves e sensores; e luzes substituem o que seria na indústria, por exemplo, motores e válvulas. Veja a foto abaixo!

Conheça um pouco mais do Câmpus Valparaíso!

Bloco dos Laboratórios Tecnológicos
Laboratório de Manutenção e de Tratamento Térmico
Laboratório de Usinagem Convencional
Laboratório de Máquinas Elétricas