Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos estreiam Laboratório de Robótica do Câmpus Valparaíso

Alunos estreiam Laboratório de Robótica do Câmpus Valparaíso

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 21h44 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 22h23

A atividade consistia em montar a parte física de um robô por meio dos kits educacionais de robótica Lego

Nessa quinta-feira,30, estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Automação Industrial participaram da primeira aula realizada no Laboratório de Robótica do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG). Como desafio, os alunos tiveram que montar a estrutura de um robô utilizando kits educacionais de robótica Lego. A aula de robótica foi conduzida pelo professor de Automação e Controle Ariel Caleb.

O objetivo da primeira aula era que os estudantes pudessem ter o primeiro contato com as peças e saber montar um objeto utilizando os kits educacionais. Posteriormente, em um segundo momento, os alunos deverão trabalhar na parte da programação do robô, fazendo o protótipo se mover e até mesmo ganhar autonomia nos movimentos. Na próxima quinta-feira, 06, será a vez dos alunos do curso técnico integrado em Mecânica terem a primeira aula no Laboratório de Robótica.

Sobre a atividade desenvolvida, o professor Ariel explica: “Para eles terem este primeiro contato com os kits”, e aponta: “Isto vai motivá-los a entender o mundo da robótica”. Entre as propostas do professor de robótica, está a participação dos estudantes do curso técnico integrado em Automação Industrial do Câmpus Valparaíso, ainda para este ano, na Olimpíada Brasileira de Robótica, para isto, será realizada uma competição interna entre os alunos.

Além de robô, com os kits educacionais, é possível criar diferentes objetos, desde que haja peças suficientes, como carros, guinchos e o que mais vier na imaginação do estudante.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso