Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus Valparaíso visitam centro de controle aéreo

Alunos do Câmpus Valparaíso visitam centro de controle aéreo

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 23h05 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 23h51

O Cindacta I é responsável pelo controle do espaço aéreo de parte da região Centro-Oeste e Sudeste

Nessa quarta-feira,05, estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Automação Industrial conheceram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), em Brasília-DF. O Cindacta I tem como principal missão realizar a vigilância e o controle do espaço aéreo dentro de sua área de responsabilidade (parte da região Centro-Oeste e Sudeste). O objetivo da visita realizada pelos alunos, além de conhecer o local e o funcionamento da instituição, foi o de visualizar outras opções no mercado de trabalho.

Ao todo, existem quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, responsável cada um, por uma região diferente do Brasil. O Cindacta está vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Sobre a visita realizada, a estudante do segundo ano de Automação Industrial Letícia Ribeiro, conta: “Ela acrescentou muito. Trouxe muitos conhecimentos técnicos”.No Cindacta I, os estudantes do Câmpus Valparaíso puderam conhecer os seguintes espaços: o Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica; Serviço de Busca e Salvamento; Sala Técnica; e Centro de Controle de Área.

“ É importante, também, para valorizarmos a capacidade brasileira para organizar algo tão complexo"

O professor da área de Eletrotécnica João Deroco explica que entre os objetivos da visita, está o de apresentar diferentes opções de mercado de trabalho, neste caso, foi apresentado aos estudantes a carreira técnica militar, e, também, a importância de conhecer o trabalho de controle do espaço aéreo realizado no Brasil: “ É importante, também, para valorizarmos a capacidade brasileira para organizar algo tão complexo, como o controle do espaço aéreo”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso