Cebolinha, cheiro-verde, limão, temos sim! Projeto horto medicinal utiliza adubo orgânico para criar horta no Câmpus
Veja mais fotos no nosso instagram.com/ifgcampusvalparaiso
E temos projeto que envolve sustentabilidade? Temos sim. O projeto de ensino horto medicinal colocado em prática na segunda semana deste mês de dezembro, plantou mais de 10 espécies na horta criada no IFG Câmpus Valparaíso especialmente para esta ação. Em parceria com restaurante estudantil do Câmpus Valparaíso, gerido pela Pimenta Rosa, o trabalho implantado utiliza cascas de verduras, folhas, frutas que seriam descartadas e que agora são reutilizadas como adubo.
Na frente desta iniciativa, estão as técnicas Márcia Rosa e Julymary Castanheira. A previsão é que já no mês de fevereiro as plantas já possam ser colhidas e poderão ser usufruídas por toda a comunidade interna. Sobre o projeto, a bióloga Márcia destaca: "Mostrar a questão da sustentabilidade e a utilização da horta pela comunidade do Câmpus". Julymary, fiscal técnica do restaurante, explica sobre a importância do restaurante estudantil do Câmpus se envolver com atitudes sustentáveis, uma das solicitações da equipe de nutrição da Reitoria do IFG, e completa sobre um dos objetivos: "Criar a consciência nos estudantes em relação ao descarte".
Participam diretamente desta ação alunos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica e também do curso técnico integrado em Eletrotécnica na modalidade EJA.
Na horta, é possível encontrar cebolinha, cheiro-verde, hortelã gorda, limão, manjericão e outras.
No próximo semestre, em parceria com o Lab IFMaker do Câmpus Valparaíso, serão colocadas placas impressas 3d com informações via qr-code sobre cada planta cultivada.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Redes Sociais