Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFG Câmpus Valparaíso tem trabalho publicado em uma das mais importantes revistas globais da área de Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página
Ciência e Tecnologia

Professor do IFG Câmpus Valparaíso tem trabalho publicado em uma das mais importantes revistas globais da área de Engenharia Elétrica

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 20h30 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 21h00

 Professor realizou um estudo sobre usinas eólicas e fotovoltaicas e a interação no sistema elétrico

Professor Pedro no Câmpus Valparaíso
Professor Pedro no Câmpus Valparaíso

O professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso Pedro Henrique Moraes e também coordenador do curso de Engenharia Elétrica realizou um trabalho sobre a implementação de um novo modelo para melhorar as relações de conversão entre usinas de energia renovável (eólica e solar) e rede elétrica. Este novo sistema proposto (para rodar dentro de softwares das operadoras) possibilita maior eficiência no acompanhamento das redes alternativas dentro da rede elétrica. É este estudo desenvolvido como tese de doutorado na Universidade de Brasília que ganhou lugar em uma das principais revistas de Engenharia Elétrica e afins de influência internacional, a Eletric Power Systems Research.

A publicação do artigo se deu em julho, sobre sua pesquisa, o professor explica: "Apesar dos notáveis ganhos que energias renováveis trazem a todos nós, há uma preocupação com os impactos dessas instalações na rede elétrica". Além do professor Pedro, também participam do projeto como orientador e co-orientador, respectivamente, os professores da UnB Anésio de Leles e Alex Reis.

Assim, a iniciativa pode auxiliar instituições, como o Operador Nacional do Sistema (ONS) no caso do Brasil, a prever impactos que as gerações renováveis podem trazer aos parâmetros elétricos, como tensão e corrente e com isso mitigar "esses problemas antes de ocasionarem prejuízos aos usuários do sistema elétrico de potência".

 


Acesse aqui o artigo:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378779624006138?dgcid=coauthor 


Acesse a tese completa: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/43169 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página