Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jornalista relata suas experiências como correspondente internacional em projeto do Câmpus sobre conflitos mundiais
Atividade

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 13h06 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 13h30

Luiz Fara, atualmente, é repórter do Jornal da Record

Conflitos africanos, este foi o tema da palestra realizada pelo jornalista Luiz Fara (atualmente repórter do Jornal da Record), que realizou um relato de suas experiências como correspondente internacional no continente africano. A dinâmica ocorreu na última quarta-feira,16, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) e faz parte de um projeto interdisciplinar que reúne diversas atividades (como jogos, documentários, músicas) para estudar diferentes embates mundiais. Durante os anos de 2008 até 2010, Fara visitou vários países da África e realizou reportagens sobre a história de conflitos acontecidos na região, como o genocídio em Ruanda e as guerras civis da Argélia e de Moçambique. Além destes relatos, o jornalista contou para os estudantes sobre o funcionamento dos bastidores das reportagens.

Sobre a importância da narração de Fara, a professora de geografia Danielle Pereira explica: “A pessoa esteve no local, dialogou com quem viveu aquilo, então, é aquele outro lado da história”. Fara não esteve nos países nos momentos dos conflitos, mas pode ouvir de perto as histórias daqueles que vivenciaram os fatos. Esta palestra faz parte do projeto “Conflitos Mundiais” desenvolvido este ano pelos professores: Danielle Pereira (geografia), Mariana Amorim (história) e Osvaldo Assis (sociologia). No projeto, os professores, por meio de uma aula conjunta e diversificada, explicam os diversos conflitos ocorridos pelo mundo, sejam eles étnicos, econômicos, religiosos ou por recursos econômicos.

Sobre o trabalho como correspondente, Fara conta: “Eu estive em quase 40 países, para vocês terem uma noção da mobilidade da nossa profissão”. Luiz Fara começou sua carreira aos 17 anos, como locutor de rádio, depois não parou mais. Ele trabalhou no Correio Braziliense, a partir do ano de 1996 (na TV Brasília e, mais tarde na Rádio Clube FM); de 2003 a 2007, fez o programa de rádio “Café com o Presidente”, no qual acompanhava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em algumas viagens internacionais. Em 2008, tornou-se o apresentador local do DF no Ar (Rede Record); e de novembro de 2008 até novembro de 2010 trabalhou como correspondente internacional, passando a morar em Joanesburgo, na África do Sul. Atualmente, é repórter do Jornal da Record.

O Projeto

Toda quarta-feira, estudantes dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica têm aula conjunta das matérias de geografia, história e sociologia. Em um formato interdisciplinar, o objetivo do encontro é estudar conflitos mundiais e de uma forma diversificada. Além da teoria, os alunos aprendem por meio de atividades lúdicas, como jogos (War e Batalha Naval), além de documentários, músicas, palestras e outras atividades. Este projeto de ensino foi adotado este ano no Câmpus Valparaíso. A professora de geografia Danielle conta que a ideia é transformar esta ação em um projeto de extensão para o próximo ano, no qual será realizado curso de capacitação para professores da região, para que eles também possam aplicar em suas escolas esta proposta. A professora explica as vantagens que este projeto de extensão pode oferecer para os alunos do município: “Ajudar a preparar melhor para o ENEM, já que a prova é integrada”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso