Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Naspo realiza encontro e é apresentado relatório das atividades do Núcleo
Pesquisa

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 19h26 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 20h14

O Núcleo reúne 35 membros entre alunos bolsistas e professores de diversas áreas

O Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) se reuniu nesta quarta-feira,27, para realizar um balanço das atividades desenvolvidas dese a criação do Núcleo (implantado no segundo semestre de 2016, por meio de aprovação em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA). Outro objetivo do encontro realizado foi receber os novos alunos bolsistas e a despedida dos antigos.

A apresentação realizada para a equipe do Naspo, pela professora Danielle Pereira, é um desdobramento da reunião, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro, de acompanhamento dos projetos em manutenção dos Núcleos de Estudos em Agroecologia, aprovados na chamada 02/2016 do CNPq em parceria com o MAPA. Este encontro dos núcleos de pesquisa foi realizado na sede do CNPq em Brasília-DF e a professora Danielle esteve presente representando a equipe do Câmpus Valparaíso.

Sobre o Naspo, o grupo já realizou vários atividades desde a sua criação. O Núcleo atua junto as comunidades Sarandi e Indaiá, em Luziânia-GO, e já elaborou, nesta região, os seguintes estudos: análises químicas de nascentes, o mapeamento da vegetação destas áreas comparativamente aos anos de 2001 e 2016, levantamento das necessidades para a comercialização dos produtos desenvolvidos por estas comunidades agrícolas (como a criação de uma identidade visual), e várias outras atividades.

Hoje, o grupo tem 35 membros entre alunos bolsistas e professores de diversas áreas de atuação. Para o futuro, a professora de geografia Danielle Pereira, uma das pesquisadoras do Naspo, conta a expectativa: “A ideia é que o Núcleo fortaleça neste próximo ano suas ações, tanto junto a comunidade Sarandi e Indaiá, quanto junto a agricultores de Valparaíso”.

Se interessou sobre as ações deste núcleo de pesquisa? Acesse o blog do grupo e veja mais informações em: https://blognaspoifg.blogspot.com.br/?m=0

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso